Presidente da Câmara da Pampilhosa agradece emocionado ajuda de Cascais

Pampilhosa da Serra reconhecida com a solidariedade de Cascais.

O Presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra agradeceu hoje visivelmente emocionado com mais uma entrega de ajuda diversa por parte da população e da Câmara de Cascais a favor das vítimas dos incêndios florestais que devastaram aquela região.

José Alberto Pacheco Brito Dias recordou agradecido ser esta a segunda vez que Cascais envia ajuda para o seu concelho e emocionado deixou o compromisso de, em quatro anos, reconstruir o que foi devastado em 24 horas de incêndios florestais.

“Só vindo ao local é que temos noção da dimensão desta devastação”, disse Carlos Carreiras. Com esta segunda ação de solidariedade pretendemos ajudar a reflorestar esta zona tão dizimada, acrescentou.

“Para isso, disse, fizemos a entrega de árvores do nosso banco genético vegetal”, sublinhando que 50% do concelho de Cascais é ainda natural e que 1/3 do território protegido por parque natural.

“Trouxemos gado (ovelhas) nascido e criado na Quinta do Pisão, em Cascais”, afirmou, sublinhando que as espécies vegetais doadas são árvores autóctones que se enquadram naturalmente no ambiente local.

O concelho da Pampilhosa da Serra tem uma mancha florestal de 40 mil hectares e “neste verão arderam 32 mil hectares, disse José Brito. Só no incêndio de 15 de outubro arderam 20 mil hectares” acrescentou. Temos cerca de 501 habitações  destruídas pelo fogo, dessas 130 são de primeira habitação. As restantes são de pessoas que residem nomeadamente em Lisboa, deslocando-se cá com bastante frequência, salientou o Presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra.

“Estamos a concertar uma nova campanha que o presidente José Brito pretende lançar no município, a reconstrução das casas destruídas. Ou seja esta ajuda não é um ato isolado ou pontual, é algo que queremos continuar a levar a cabo”, salientou Carlos Carreiras.

O concelho da Pampilhosa da Serra contabiliza casas afetadas em 57 aldeias atingidas pelas chamas. Junto a uma casa totalmente destruída pelas chamas, numa dessas aldeias, hoje vimos um sinal de esperança. Uma macieira resistiu e floriu.

Na ação Cascais Solidário foi entregue um grande volume de vestuário e calçado que não foi possível escoar para os municípios afetados dado estes já não terem necessidade dos mesmos.
Assim, todas as doações de vestuário, após triagem para verificar o que se encontrava em bom estado, foram entregues a várias instituições da rede solidária do concelho que as farão chegar a quem mais precisa.
Esta ação só foi possível com o apoio dos parceiros institucionais e a generosidade dos/as munícipes. SRS/AQ