Primeiro-ministro de Cabo Verde quer salto “qualitativo” da cooperação com Cascais

"Cascais alberga uma comunidade cabo-verdiana e é uma referência tecnológica, de modernidade, multiculturalidade e boa integração”, considera Primeiro-ministro de Cabo Verde.

O Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia, considerou hoje que Cascais é uma “referência” na cooperação com Cabo Verde e que a sua visita a esta autarquia visa “dar um salto qualitativo” na cooperação bilateral deste país africano com este município português.

Ulisses Correia foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que lhe falou demoradamente sobre vários sectores, nomeadamente nas áreas da tecnologia, formação e ensino, onde Cascais poderá cooperar mais intensamente com Cabo Verde.

No final, o governante africano fez um “balanço muito positivo” da sua visita considerando que isso se deve ao facto de as relações entre Cabo Verde e Portugal “serem muito fortes, mas também a nível local”.

“Faço sempre questão de visitar os municípios de referência e Cascais é um deles e que alberga uma comunidade cabo-verdiana para além de ser uma referência tecnológica, de modernidade, de multiculturalidade e de uma boa integração”, afirmou.

“Estivemos a conversar sobre áreas potenciais de cooperação futura no domínio da Ciência e Tecnologia, particularmente em eventos que pretendemos organizar entre Cascais e Cabo Verde, onde jovens talentos se possam mostrar, partilhar experiências, a nível do empreendedorismo, investigação e da Academia”, sublinhou o chefe do governo cabo-verdiano.

Ulisses Correia destacou as boas políticas integradoras de Cascais e manifestou o desejo que este município aprofunde a cooperação com os municípios cabo-verdianos com os quais já tem uma geminação, particularmente a Ilha do Sal e a Cidade da Praia.

“Trata-se de um salto qualitativo. A cooperação tem sido descentralizada e é muito boa, mas queremos elevar esse nível fazendo com que Cascais possa ter um papel mais relevante nessa relação mais global a nível de eventos de impacto mais nacional. O caso de Cascais é uma boa referência”, concluiu.

O chefe do Executivo cabo-verdiano fez-se acompanhar pelo ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire de Andrade, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, embaixador de Cabo Verde, Eurico Correia Monteiro, e pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Évora.

A visita de trabalho de Ulisses Correia a Portugal coincidiu com a “Gala Cabo Verde Sucesso”. S.R.S.