Protecção Civil realiza exercícios no Aeródromo Municipal e Marina de Cascais

Simulacro de situações de crise para treinar agentes da proteção civil e forças de segurança

A Proteção Civil de Cascais e todas as forças de segurança e entidades que a compõem realizaram dois grandes exercícios de prevenção contra ameaças às pessoas e instalações no Aeródromo Municipal e Marina de Cascais com equipas de Inactivação de engenhos explosivos.

Em ambos os casos, a simulação antecipava a descoberta nesses locais públicos de objetos suspeitos abandonados, com supostos engenhos explosivos e a sua posterior neutralização, visando a manutenção das condições de segurança dentro das referidas instalações.

As simulações permitem treinar todo os agentes de proteção civil, especialmente as forças de segurança, assim como testar os equipamentos necessários em situações reais.

“No final dos dois execícios, as entidades envolvidas debateram e analisaram as operações efetuadas em todos os seus pormenores”, disse Maria do Céu Garcia, assessora do Presidente da Câmara para a Segurança.

Os Agentes de Protecção Civil e entidades com o dever especial de colaboração que participaram no exercicio na Marina de Cascais foram a Autoridade Marítima/Capitania do Porto de Cascais; a PSP; Bombeiros de Cascais; SEF – Serviços Estrangeiros e Fronteiras; empresa de Segurança SOV e Norma Portos.

No Aeródromo Municipal de Cascais intervieram a PSP, os Bombeiros da Parede;, a Autoridade Nacional Aviação Civil NAV – Navegação Aérea, e a empresa de Segurança Charon.