Qualidade de Ouro distingue 11 praias do concelho

Cinco anos consecutivos de águas balneares de qualidade excelente resultaram, mais uma vez, na atribuição das Bandeiras de Qualidade de Ouro a 11 praias do concelho. A cerimónia do hastear da bandeira decorreu na Praia do Tamariz.

Distinção atribuída pela Quercus, a Bandeira Qualidade de Ouro destaca este ano as praias do Abano, Avencas, Azarujinha, Bafureira, Carcavelos, Cresmina, Guincho, Moitas, S. Pedro, Tamariz e Parede.

"São bandeiras que significam o reconhecimento do trabalho que temos vindo a realizar na salvaguarda dos valores e recursos ambientais de Cascais", salientou na ocasião Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Uma intervenção paulatina, realizada ao longo de todo o ano "em áreas que não são da competência legal da Câmara Municipal", reforçou o autarca.

Todavia, dadas as implicações sociais, ambientais e económicas, que são as bases do desenvolvimento sustentável do concelho, Carlos Carreiras considera o investimento amplamente justificado uma vez que "visa salvaguardar a qualidade do litoral. Sentimo-nos orgulhosos, mas responsáveis para continuar o trabalho que temos vindo a fazer".

João Branco, presidente da Quercus, salienta que "esta bandeira dá uma garantia aos cidadãos que estão na presença de praias com águas de boa qualidade em que se podem banhar à vontade", esclarecendo que "as análises são conduzidas pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente".