A rosa mais alta do mundo mora no Estoril

Cinco metros e setenta e dois centímetros é a altura registada no Estoril, de uma roseira que seguirá para o Guinness World of Records

Por entre uma perfumada magnólia, José Pedro Salema, morador em S. João do Estoril, apresenta-nos uma roseira que cresce vigorosamente no seu jardim. Convicto que o seu arbusto destronará a atual rosa registada no Guinness, com 5.689 metros e originária da Califórnia, nos Estados Unidos, o munícipe reuniu hoje amigos e técnicos da Câmara Municipal de Cascais para atestarem a medição da planta. A avaliação não foi fácil, tal era a altura da rosa. Mas foi registada com 5.72 m e está prestes a tornar-se a mais alta do mundo.

Qual o segredo para cultivar este arbusto tão alto: alguns cuidados como a garantia de rega, adubagem com terras da compostagem própria do seu jardim e poda nos meses de inverno, mais precisamente entre dezembro e janeiro, conta-nos. O seu gosto por jardinagem é visível à medida que nos revela diferentes variedades de plantas que crescem em sua casa, como ainda experiências que faz. Por exemplo, as várias pimentas-malagueta trazidas de Moçambique, prontas para oferta e que podem ser confecionadas em conserva de azeite, o modo como nos deu a provar. Outras curiosidades, como as propriedades curativas do funcho-do-mar ou perrexil, usado na alimentação pelos nossos marinheiros para prevenir a doença de escorbuto. Esta planta autóctone, presente em quase toda a costa de Cascais é comestível e recomendam-se as suas folhas após conservação em vinagre.

Aguardando para breve a validação por parte do Guinness World Records, dois pés da comprida roseira, oferecidos à Divisão de Gestão dos Espaços Verdes da Câmara Municipal serão plantados no roseiral do parque histórico Marechal Carmona, em Cascais.