Segurança com números estáveis em 2016

Aproximado o final do ano, a Câmara Municipal reuniu-se com as várias forças de segurança de Cascais para o habitual Conselho Municipal de Segurança. A Polícia Municipal de Cascais, a Polícia Marítima, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Unidade de Ação Fiscal juntaram-se para apresentar os dados estatísticos recolhidos ao longo do ano.

"Estamos a estabilizar", constatou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. "Tenho a percepção de que a ideia de insegurança que havia nos nossos cidadãos tem vindo a diminuir, o que é fruto do vosso trabalho", declarou às instituições de segurança presentes no Salão Nobre. Os números positivos são "fruto dos programas que têm vindo a ser desenvolvidos pelas forças de segurança com a Câmara, em ações que queremos aprofundar." Existem também áreas a melhorar, como na violência sobre os idosos: "cada vez mais nos preocupa, pelo que queremos aprofundar os estudos. Outro aspeto concerne a jovens e a bullying, que é um problema identificado mais recentemente, mesmo a nível digital."

Ficou também feita, a promessa de que a intervenção municipal vai manter-se ativa. Carlos Carreiras afirmou "querer perceber no que a Câmara Municipal pode ajudar futuramente e intervir, de forma positiva, na segurança." O presidente disse ainda que irá haver, no concelho, maior capacidade de resposta, graças "à nova esquadra PSP, na Avenida Adelino Amaro da Costa, que está a ser ultimada."

No final da sessão decorreu o Exercício de Segurança ISPS 2016, na Marina de Cascais, que teve como cenário a "Descoberta de objeto suspeito na Instalação", no qual foi desarmado um hipotético objeto explosivo.