CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana da Educação: Escolas ganham patronos

Há novos patronos em quatro escolas do concelho. Em plena Semana da Educação, a Câmara Municipal de Cascais, em parceria com os Agrupamentos de Escolas, Juntas de Freguesia e comunidade educativa decidiu prestar homenagem a munícipes desaparecidos, cujo modo de vida continua a servir de exemplo às novas gerações.
“Nós, quando queremos, podemos ser bons para os outros”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dirigindo-se aos munícipes de palmo e meio, alunos da Escola Básica Nº1 Alcoitão, a partir de hoje designada EB Bruno Nascimento, antigo presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche. “O Bruno foi alguém que se dedicou muito ao serviço público e dentro dele à Educação. Partiu muito cedo, mas pela sua postura, dedicação, honestidade e verticalidade, continua a ser uma inspiração para todos. Se puderem ser iguais ao patrono da vossa escola a comunidade ficará melhor e vocês serão mais felizes”, acrescentou o autarca. 
 
“É bom ver ali o nome do pai”, disseram Lourenço e Salvador que ajudaram a descerrar a placa de homenagem a Bruno Nascimento que figura agora à entrada da escola.
Marcante, a mensagem entoada pelos alunos da escola ao som do Hino da Alegria de Beethoven diz muito sobre o significado da cerimónia: “Vivemos com alegria, a diferença que há em nós, e assim também crescemos, com a ajuda de todos vós”.
 
Ainda em Alcoitão, o Jardim de Infância local presta agora homenagem a Fátima Campino, a primeira educadora do estabelecimento de ensino pré-escolar a funcionar desde 2005 no Bairro Novo de Alcoitão cujo trabalho foi fundamental na coordenação do Ensino Pré-escolar no Agrupamento de escolas de Alcabideche. 
 
No âmbito das homenagens promovidas na Semana da Educação, e ainda em Alcabideche, o antigo Jardim de Infância recebeu o nome de Escola Básica Cesaltina Fialho Gouveia, personalidade fortemente ligada à freguesia; a EB das Areias, em S. João do Estoril, recebeu como patrono A.H. Oliveira Marques, destacado professor universitário e historiador e munícipe (Cascais, Estoril, São Pedro do Estoril, 23 de Agosto de 1933 ― Lisboa, 23 de Janeiro de 2007).
 
A Escola Básica de Birre mudou de nome, passando a designar-se EB do Cobre, fazendo jus ao local onde se encontra.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0