Semana da Floresta Autóctone: escolas e munícipes convidados a reflorestar 5 hectares da Malveira da Serra

Envolver os munícipes de Cascais, sobretudo os mais jovens, na conservação do ambiente é o objetivo da Semana da Floresta Autóctone, que se realiza entre 19 e 24 de novembro e está incluída no novo Programa de Sensibilização Ambiental de Cascais, promovido pela autarquia. Com ações de plantação destinadas à comunidade escolar e à população, esta será uma oportunidade para, voluntariamente, arregaçar as mangas, colocar as mãos na terra e ajudar a reflorestar, com espécies nativas deste local, cinco hectares da Malveira da Serra, área abrangida pelo Parque Natural de Sintra-Cascais. A iniciativa evoca o Dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 24 de novembro, e tem como objetivo alertar a comunidade para a importância do nosso património florestal.

A Semana da Floresta Autóctone terá uma forte componente de atividades direcionadas às escolas, do ensino básico ao secundário. Os alunos dos estabelecimentos de ensino de Cascais poderão participar em uma das 10 ações de plantação que terão lugar entre 19 e 23 de novembro, das 9h00 às 17h00, divididas em dois turnos por dia, um de manhã e outro à tarde. A atividade inicia-se com uma breve apresentação teórica, onde é explicada a importância das espécies autóctones, seguida da ação de plantação. O transporte até ao local será assegurado pela autarquia. As escolas interessadas em participar deverão inscrever-se, até 7 de novembro, através do site www.cm-cascais.pt.

No sábado, 24 de novembro, toda a população está convidada a participar nas ações de plantação que também irão decorrer na Malveira da Serra, entre as 10h00 e as 12h30. Os interessados devem inscrever-se no site www.cm-cascais.pt.

A floresta autóctone é uma importante fonte de riqueza natural, sendo fundamental para a preservação da biodiversidade associada a determinada área. De entre as principais espécies vegetais autóctones do Parque Natural de Sintra-Cascais, destacam-se vários tipos de carvalhos - como o sobreiro, a azinheira e o carvalho-cerquinho, a carvalhiça- o freixo, o salgueiro, o medronheiro e a aroeira.

Sobre o Programa de Sensibilização Ambiental de Cascais | Promovida pela Câmara Municipal de Cascais, esta iniciativa visa sensibilizar os munícipes para a adoção de comportamentos que contribuam para a preservação ambiental. O Programa dirige-se a quatro públicos-alvo: comunidade escolar, que em www.cm-cascais.pt pode conhecer e agendar as atividades disponíveis para o ano letivo 2012-13; munícipes, sendo o dia 24 de novembro uma das ações destinadas a este grupo; empresas e colaboradores municipais.