Semana da Proteção Civil: 1500 jovens aprendem como agir em caso de catástrofe natural

Arrancou a 27 de março a 6ª edição da Semana da Proteção Civil que este ano vai debater os “Riscos Naturais”. Até 2 de abril, vão decorrer várias ações no CascaiShopping com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a prevenção, planeamento e estratégia na mitigação dos riscos naturais e suas consequências. Durante esta semana são mais de 1500 jovens envolvidos em ações de sensibilização e informação de como agir perante uma catástrofe natural.

“ Cada um de nós tem que se assumir como agente da proteção civil em qualquer lugar que aconteça uma eventualidade” , referiu o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, presente na  abertura oficial da semana. Daí a importância de informar, sensibilizar e dar formação à comunidade em geral, e aos jovens em particular porque são estes que “vão transmitir depois aos adultos aquilo que aprenderam e como agir face a cada situação de potencial risco”, acrescentou o autarca perante uma audiência de centenas de alunos das escolas básicas.

Ainda durante a tarde, as crianças tiveram oportunidade de assistir a demonstrações de cães policia, treinados para ações de salvamento e busca, cujas habilidades fizeram as delícias dos graúdos aos mais pequenos.

Os alunos fizeram também uma visita a cada um dos stands presentes na exposição, no piso 1 do centro comercial. Aí todos puderam assistir a demonstrações técnicas de cada uma das entidades que integram o sistema municipal de proteção civil de Cascais e colocar diversas questões aos técnicos presentes.

Todas essas ações visam não só demonstrar como funcionam os diversos agentes de proteção civil no concelho, asim como envolver a população em geral e as escolas, alertando para a importância da prevenção e minimização de riscos em situações de emergência.

Um dos pontos altos desta semana é, ainda, o seminário “Proteção Civil – Comunicações, Aviso e Alerta”, na próxima sexta-feira, dia 31, às 9h30, nos Cinemas NOS do CascaiShopping. Aberto a toda a comunidade, aí serão analisados os riscos, as medidas de segurança e de proteção e como alertar a população numa situação de emergência. A entrada é livre, mediante inscrição prévia no site da Câmara Municipal de Cascais.

Mais informação e Programa aqui: http://www.cm-cascais.pt/noticia/como-reagir-fenomenos-naturais-de-risco