Seniores de Cascais andaram de avião pela primeira vez na vida

Cerca de 50 seniores do concelho de Cascais andaram, no passado dia 17 de novembro, pela primeira vez na vida, de avião. Trata-se do projeto “Lado a Lado”, que tem por base uma parceria entre cinco Centros de Convívio do concelho de Cascais e que promove o convívio entre os seniores.

A manhã foi animada no Aeródromo Municipal de Cascais. Era a primeira vez, na vida, que cerca de 50 seniores do concelho iriam voar. Inocência e João Brás, casados há 53 anos, diziam-nos: “Estamos radiantes. Vamos passar por cima da nossa casa. Estas associações realizam viagens que de outro modo não faríamos, não têm o mesmo sabor, sem este convívio. Penso que vai ser uma experiência muito boa”. O primeiro voo destes munícipes foi uma iniciativa a que, desde logo, a autarquia se associou. “A Câmara Municipal de Cascais associa-se a estas associações, tentando criar momentos e experiências diferentes e únicas para os jovens há mais tempo. Perguntaram-nos se seria possível, em conjunto, e levámos a cabo esta iniciativa. Providenciámos o que está a qui a acontecer” disse Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara de Cascais, acrescentando que “temos uma série de iniciativas de âmbito de apoio social que fazem a diferença na vida das pessoas. Gostamos de contribuir para momentos na vida das pessoas, experiências únicas. Possibilitar o convívio interinstitucional, neste caso entre cinco entidades com dinâmicas positivas, com alguma regularidade. Hoje é um passo nesse sentido”.

No final, a experiência foi única para os participantes. “Foi ótimo. Nunca tinha visto uma coisa tão linda. Gostava de andar de avião, nem que fosse num passarinho. É o mar, é as casas, é a terra, foi lindo”, disse Inês Brigadeiro, assim que pisou terra firme. “Lá dentro do avião não tremi nada, ainda pensei que tinha medo, mas não. Muito calma. Era um gosto que eu tinha, não morrer sem andar de avião ou de avioneta. Pronto, já tenho o gosto feito já posso morrer descansada”, conclui Inês.

Para o casal Inocência e João Brás a experiência foi “maravilhosa. Uma pessoa está lá em cima, a ver todo aquele aglomerado de casas e a dançar. É para repetir. Não há palavras. Gostei muito de ver tudo, especialmente o mar”.

As cinco associações do projeto “Lado a Lado” são: Centros de Convívio: Associação de Bem Estar Social de Juventude e Terceira Idade de   Alcabideche, a Associação Social dos Idosos da Amoreira, a Associação de Apoio Social Amigos da Paz de Bicesse, a Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves de Manique de Baixo e a Associação de Reformados e Idosos do Murtal.