Sessão de abertura dos Programas de Voluntariado de Verão de Cascais

Cascais assinala na próxima segunda-feira, 18 de junho, a abertura oficial dos Programas de Voluntariado Jovem. A sessão terá lugar pelas 16h30, junto à Piscina Oceânica da Praia do Tamariz.

Os programas deste ano contam com a participação de 2180 jovens que promovem o espírito de voluntariado e a cidadania ativa. Nesta edição, Cascais  apresenta uma novidade para os mais pequenos: o Locals XS para jovens dos 12 aos 14 anos.

Estes jovens poderão acompanhar as equipas Locals e Walking Tours, aprender mais sobre a Vila de Cascais e dar a conhecer todos os recantos que encantam os milhares de turistas que nos visitam. Inserido no Locals (18 aos 30 anos), este programa visa contribuir para o bem-estar geral e segurança dos utentes dos Transportes Ferroviários do concelho, prestar informações aos visitantes da Vila de Cascais e divulgar os equipamentos e iniciativa da autarquia.

PROGRAMAS DE VOLUNTARIADO JOVEM DE CASCAIS |

Férias na Desportiva (15 aos 25 anos) é o projeto para quem gosta de desporto, implementado em colaboração com entidades municipais ou privadas sem fins lucrativos que desenvolvam atividades lúdicas nesta área.

Maré Viva (15 aos 25 anos) e Marezinhas do Futuro (entre os 12 e os 14 anos de idade), a criar uma praia melhor há 19 anos, é o programa que contribui para o bem-estar geral e segurança dos utentes das praias do concelho, com o projeto Marézinhas do Futuro, para jovens dos 12 aos 14 anos – este projeto teve um aumento de vagas este ano, pois são cada vez mais os jovens desta faixa etária que procuram estes programas.

O projeto Cascais Acessível – Praia Para Todos (15 aos 30 anos), para jovens com formação na área da saúde, tem como objetivo tornar as praias do Município de Cascais acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

O Cultura Social - (15 aos 25 anos) fomenta o espirito comunitário e de solidariedade, apoiando as entidades sem fins lucrativos de Cascais.

Natura Observa (16 aos 30 anos) é um programa desenvolvido pela Cascais Ambiente na área da preservação da natureza que fomenta o voluntariado e a educação para o desenvolvimento sustentável.O Cultura no Bairro (15 aos 25 anos) tem como missão contribuir para o bem-estar geral do visitante da Vila de Cascais, divulgando os equipamentos e atividades culturais da Câmara Municipal de Cascais.

Locals (entre os 18 e os 30 anos) e Locals XS (entre os 12 e os 14 anos) - Visa contribuir para o bem-estar geral e segurança dos utentes dos transportes ferroviários do concelho, prestar informação geral ao visitante da Vila de Cascais, divulgando os equipamentos e atividades municipais e divulgar junto dos utentes informações úteis relativas aos Programas promovidos pela CMC bem como outras iniciativas de âmbito municipal.

Os Programas de Voluntariado Jovem promovidos pela Câmara Municipal de Cascais são cada vez mais abrangentes, compreendendo projetos para jovens entre os 12 e os 30 anos. São inclusivos: todos os anos são integrados jovens portadores de patologias a nível físico e cognitivo. Estes programas contam com o apoio de uma equipa de psicólogos do Espaço S, com acompanhamento durante todo o período de realização, bem como no processo de seleção.

Este ano foram estabelecidas parcerias com a Mobi Cascais, CP-Comboios de Portugal, Scotturb e Toyota no sentido de garantir a mobilidade destes jovens.

Na edição de 2017 participaram 1850 jovens que dedicaram, aproximadamente, 284.173 horas a diversas causas, contribuindo com um serviço para a comunidade.