Sinfónica de Cascais apresenta Concerto de Verão a 11 de junho | Auditório Senhora da Boa Nova

Obras de compositores famosos como L. Pipkov, A. Khachaturian, M. Mussorgsky compõem o programa do Concerto de Verão da Sinfónica de Cascais que será apresentado no dia 11 de junho, às 21h00, no Auditório Senhora da Boa Nova, em São João do Estoril.

O programa deste concerto propõe ao público uma viagem que inclui obras de três compositores do outro lado da Europa, como Modest Mussorgsky, considerado, por muitos, um dos mais interessantes e inovadores compositores. A sua obra para piano “Os Quadros de uma exposição” atraiu a atenção e admiração do outro génio, M. Ravel, e o resultado não poderia ser melhor - uma brilhante orquestração e uma obra monumental para grande orquestra.

O compositor arménio Aram Khachaturian foi um dos mais destacados compositores da época soviética, com maior projeção mundial e com um estilo que combina harmonias

coloridas, ritmos, virtuosismo e melodias cativantes. Os seus bailados Spartakus e Gayaneh, assim como as respetivas suites orquestrais, desde a sua primeira apresentação, conquistaram os palcos e o público de todo o mundo.

Completa o programa o compositor búlgaro Lubomir Pipkov, cujas danças da Ópera “Momchil” fazem parte do património nacional deste país e acrescentam mais um belo momento de melodias e ritmos fascinantes.

A Sinfónica de Cascais apresentou-se pela primeira em palco em 2015 para complementar a oferta musical no concelho, permitir ao público apreciar a sonoridade de algumas das mais emblemáticas obras do repertório sinfónico.

A Sinfónica de Cascais integra músicos da OCCO – Orquestra da Câmara Municipal de Cascais e Oeiras, do Conservatório de Música de Cascais e vários artistas convidados.

A direção da orquestra é do maestro Nikolay Lalov.

Programa

L. Pipkov                                         Introdução e Danças da Ópera "Momchil"

Moderato. Allegro

A. Khachaturian                             Suite do Bailado "Gayaneh"

Dança de Sabre

Dança de Ayshe

Lezghinka

-- intervalo –

M. Mussorgsky - Ravel                 Quadros de Uma Exposição

”Promenade” (Passeio) – Introdução – Allegro giusto, nel modo russico, senza allegrezza, ma poco sostenuto.

”Gnomus” (Gnomo) – Sempre Vivo.

”Promenade” (Passeio) – Moderato comodo assai e con delicatezza.

”Il Vecchio Castello” (O Castelo Medieval) – Andante molto cantabile e con dolore.

”Promenade” (Passeio) – Moderato non tanto, pesante.

”Tuileries” (Tulherias) – Allegretto non troppo, cappricioso.

”Bydlo” (Carro de Bois) – Sempre moderato, pensante.

”Promenade” (Passeio) – Tranquillo.

”Ballet des Petits Poussins dans leurs Coques” (Balé dos Pintinhos em suas Cascas de Ovos) – Schernizo.

”Samuel Goldenberg et Schmuyle” – Andante grave, energico.

”Promenade” (Passeio) – Allegro giusto, nel modo russico, poco sostenuto.

”Limoges, Le Marché” (O Mercado em Limoges) - Allegretto vivo, sempre scherzando.AFK.

”Catacombae, Sepulcrum Romanum” (Catacumbas, Sepulcro Romano) – Largo.

"Cum Mortuis in Língua Mortua" (Com os Mortos em Língua Morta) - Andante non troppo, com lamento.

”La Cabane de Baba-Yaga sur de Pattes de Poule” (A Cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha) – Allegro com brio, feroce. Andante mosso. Allegro molto.

”La Grande Porte de Kiev” (A Grande Porta de Kiev) – Allegro alla breve. Maestoso. Con grandezza.

Bilheteira online: http://www.bol.pt/

Preço dos bilhetes:

NORMAL – 15.00 €

+ 65 ANOS – 7.50 €

ESTUDANTES – 7.50 €

CRIANÇAS (dos 3 - 6 anos) – 7.50 €

FAMÍLIAS NUMEROSAS (convite) – a partir do 4.º filho inclusive não paga (só disponível na bilheteira do CCC, e no Auditório Sr.ª da Boa Nova no dia do concerto).