Singularity University Lança Primeiro Programa em Portugal | Candidaturas até 6 de fevereiro

A Singularity University (SU), uma das mais prestigiadas e inovadoras universidades dos EUA, mundialmente reconhecida pelos seus programas de inovação tecnológica de grande impacto na sociedade, anunciou uma nova parceria com a Nova School of Business & Economics, Câmara Municipal de Cascais e Beta-i para lançar, em exclusivo em Portugal o SingularityU Portugal Global Impact Challenge.

Global Impact Challenge |

Com candidaturas abertas até dia 6 de Fevereiro, tem como objectivo potenciar inovações disruptivas que visem resolver os maiores problemas da actualidade nas áreas da energia, ambiente, alimentação, abrigo, espaço, água, desastres naturais, organização, saúde, educação, prosperidade e segurança. Estas ‘inovações disruptivas’ são, na definição da SU, todas aquelas que tenham impacto em mil milhões de pessoas, num espaço de 10 anos.

Já com 35 inscrições, o Global Impact Challenge vai convidar empreendedores e inovadores a proporem ideias que possam ajudar a resolver alguns destes grandes desafios globais da actualidade, sendo que a prioridade é dada a propostas que se centrem nas três seguintes áreas: Organização, Educação e Ambiente.

O vencedor desta iniciativa será anunciado no dia 26 de Fevereiro no Centro Cultural de Cascais e terá como prémio a possibilidade de potenciar essa ideia num programa de 10 semanas com a equipa da Singularity University no SU Ventures Incubator Program, situado no NASA Ames Research Center, em Silicon Valley (EUA).

O júri para este programa será constituído por representantes da Singularity University, Nova SBE, Câmara Municipal de Cascais e Beta-i, bem como outras figuras influentes das áreas do empreendedorismo, negócios e inovação.

A Singularity University deve o seu nome precisamente ao livro “The Singularity is Near”, de Ray Kurzweil, que aborda o acelerado desenvolvimento que atravessa as áreas da Ciência e Tecnologia e o seu impacto na sociedade.

“Cascais tem muitas ambições neste campo, especialmente num ano em que é Capital Europeia da Juventude. A nossa visão é de que Cascais é o local ideal para estes players poderem crescer e alimentar o seu talento, as suas ideias, e, quem sabe, criar novas empresas. Acreditamos no impacto que a inovação e a digitalização pode trazer a uma vila com as características especiais de Cascais, ideal para testar novos conceitos no contexto urbano”, acrescenta o vice- presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz.

Para João Castro, Diretor do Center of Digital Business da Nova SBE, "a Nova SBE entende que é sua responsabilidade conseguir preparar pessoas e ajudar gestores e decisores a compreenderem o contexto de mudança em que estão inseridos e, por isso, dedicou-se à criação de um plano integrado de programas no novo Center for Digital Business and Technology. A parceria com a Singularity é parte fundamental deste plano uma vez que promove um espírito de abertura à mudança e ajuda também a estabelecer que os contextos de mudança estão espalhados pelo mundo e que todas as abordagens, exemplos e resultados devem ser partilhados”.

O propósito destas iniciativas passa por dar oportunidade a ideias que possam ter um impacto positivo na vida das pessoas, que sejam facilmente escaláveis e que tenham relevância global. Que tipo de solução inovadora e disruptiva te propões a desenvolver para resolver um desafio global nas áreas identificadas, tendo como contexto as tecnologias com impacto no nosso dia-a-dia? É a este tipo de questões que procuramos dar resposta”, defende Ricardo Marvão, Director-Geral do SingularityU Portugal GIC, e Chief Education Officer da Beta-i.

Sobre a SINGULARITY UNIVERSITY|

A Singularity University (SU) é uma comunidade global de aprendizagem e inovação, que utiliza tecnologias exponenciais para enfrentar os maiores desafios do mundo e criar um futuro melhor para todos. A plataforma colaborativa da SU visa capacitar indivíduos e organizações em todo o mundo para aprender, interligar e criar soluções inovadoras, usando tecnologias e ponta, como a inteligência artificial, robótica ou biologia digital. Com sede no NASA Research Park (Silicon Valley, EUA), a SU foi fundada em 2008 por inovadores como Ray Kurzweil e Peter H. Diamandis com financiamento de organizações de topo, como a Google, Deloitte, Nokia, CIsco e a UNICEF.

Para saber mais, visite https://su.org, ou faça download da SingularityU Hub mobile app.

O SingularityU Portugal Global Impact Challenge é uma joint venture entre a Beta-i, Câmara Municipal de Cascais e a Nova School of Business and Economics.