Singularity University: O primeiro programa em Portugal teve afluência acima da média

Já fecharam as candidaturas para o primeiro programa da Singularity University – SU Portugal Global Impact Challenge, com uma afluência que excedeu largamente as expetativas da organização, muito acima da média registada noutros países. As propostas irão agora ser analisadas por um júri nacional e internacional. A 26 de fevereiro será anunciado o vencedor que terá a oportunidade de potenciar a sua ideia num programa de 10 semanas com a equipa do SU Ventures Incubator Program, no NASA Research Park, em Silicon Valley, nos Estados Unidos.

Muito mais do que desenvolver uma ideia de negócio, o objetivo do Global Impact Challenge é promover ideias com capacidade para alcançarem mil milhões de pessoas num período de 10 anos, ideias que ajudem a mudar o mundo nas áreas da energia, alimentação, abrigo, água, desastres naturais, organização, saúde ou segurança, ou seja, contribuir para o ecossistema mundial já que o GIC assenta na noção da exponencialidade, em que o impacto é muito elevado.

O vencedor terá, assim, a oportunidade de catapultar o seu negócio do ecossistema português para um ecossistema mundial como é o SU Ventures Incubator Program. Pelo que este programa dará uma enorme contribuição para o ecossistema de inovação nacional, na medida em que, por um lado, assenta no conhecimento dos empreendedores portugueses, por outro irá estimulá-los a apresentar ideias disruptivas.

O envolvimento da Câmara Municipal de Cascais justifica-se já que a iniciativa irá colocar Portugal na rota das grandes ideias disruptivas que irão influenciar o mundo nos próximos anos. Este envolvimento só é possível porque Cascais tem feito uma forte aposta na educação e no conhecimento. É disso exemplo o novo campus da NOVA SBE em Carcavelos ou a primeira Faculdade de Medicina privada (da Universidade Católica) de Portugal que ficará instalada no concelho.

Cascais será, desta forma, palco do segundo programa da Singularity University. De 8 a 9 de outubro deste ano realizar-se-á o SU Portugal Summit Cascais, uma grande conferência na qual se reunirão referências do mundo dos negócios, empreendedores e inovadores do futuro com o propósito de criar novas lógicas de inovação local e global.

Sobre a Singularity University | É uma plataforma colaborativa, fundada em 2008, com o objetivo de capacitar pessoas e organizações de todo o mundo a interligar e criar soluções inovadoras, com recurso a tecnologias de ponta, como a inteligência artificial, a robótica ou a biologia digital e que conta com o financiamento de organizações como a Google, a Deloitte, a Nokia, a Cisco e a UNICEF.