CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sistema de poupança de água e energia vence Concurso DNA Cascais

Já estão encontrados os vencedores do 11º Concurso DNA Cascais Ideias e Negócios (CINC). O projeto vencedor foi o “Trigger Systems”, uma plataforma inteligente que permite poupar água e energia baseada nas previsões meteorológicas e nos disparos automáticos dos aparelhos de rega. Para além do grande vencedor, foram atribuídos mais três prémios em cada uma das categorias a concurso.

Tecnologias de Informação (TIC); Energia, Mar e Ambiente; Turismo, Comércio e Serviços; Saúde e Bem-estar e Empreendedorismo Social foram as diferentes categorias onde concorreram quase seis dezenas ideias e negócios.

 “ Este ano recebemos 57 candidaturas e nestes dez anos de existência contamos já com 730 candidaturas e 700 participantes, são números que falam por si” referiu Pedro Loureiro, diretor geral da DNA Cascais.

Pedro Loureiro sublinhou também a qualidade dos projetos a concurso que “melhora de ano para ano” e o reforço do empreendedorismo jovem, designadamente na área do empreendedorismo social que “demonstra o trabalho que a DNA faz todos os dias, em colaboração com as escolas e o Município e que já está a tornar-se uma questão cultural no nosso concelho” acrescentou o diretor da DNA Cascais.   

Também o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, se congratulou pelo espírito empreendedor que existe no concelho, onde se caminha para um casamento feliz entre “ A academia do saber, representada pelas universidades, e a academia do fazer, pelos investidores e pelos cidadãos empreendedores” que devem trabalhar em conjunto para a criação de cadeias de valor que geram emprego. Carlos Carreiras adiantou, ainda, que se espera que Cascais atraia cerca de 20.000 alunos universitários, até 2020, naquilo que considera “uma ambição forte”, mas exequível.  

Para além das universidades já confirmadas, Cascais prevê ainda acolher novos centros de investigação e desenvolvimento que poderão gerar “ cerca de 2000 novos postos de trabalho qualificado em Cascais” referiu o autarca.

De facto o empreendedorismo em Cascais está bem vivo e recomenda-se. Que o diga Francisco Manso, o jovem que viu a sua plataforma “ Trigger Systems” levar o prémio principal no CINC 2017.

“ Receber este prémio e obter a ajuda da DNA Cascais tem para nós um impacto imenso, na ajuda que podemos receber quer no desenvolvimento do negócio quer na atração de novos clientes em Cascais”, referiu um dos impulsionadores do Trigger Systems que tem já como cliente o Município de Lisboa que instalou a plataforma no sistema de rega do Parque Eduardo VII e que segundo Francisco Manso permitiu já uma poupança de “centenas de milhares de euros”. O sistema, entre outras coisas, prevê se vai chover e “permite controlar o gasto da água gota a gota”, explicou o jovem empreendedor.

Projetos vencedores por categorias:

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0