“Todos somos proteção civil”, palavras de Carlos Carreiras no Dia Municipal do Bombeiro

Todos somos a Proteção Civil. Precisamos de esse espírito de união, mais do que nunca, palavras de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, nas comemorações do Dia Municipal do Bombeiro.

“Assinalamos este Dia Municipal do Bombeiro na ressaca de um verão catastrófico. Portugal teve a maior área ardida do mundo este verão. Morreram mais de 100 pessoas. Muitos de vós, que aqui estão hoje em parada, sabem bem do que falo. Estiveram espalhados pelo país a combater centenas de frentes. Dias a fio. De norte a sul. Longe de casa. Longe da família. Longe da paz. Porque foi de guerra que tratamos até outubro. É bom ter-vos de novo em casa. Obrigado por tudo o que nos deram os nossos bravos soldados da paz", disse Carlos Carreiras.

Presente nesta cerimónia esteve José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil. Em nome do governo enalteceu o fato de em Cascais existir um “belíssimo exemplo de como a proteção civil do munícipio está bem organizada e estruturada, sendo reconhecida a nível nacional e internacional”. Agradeceu ainda toda a ajuda que Cascais tem dado aos concelhos atingidos pelos incêndios deste ano.

Para Rui Rama da Silva, vice presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, “a parceria, o trabalho conjunto executado entre as cinco corporações de bombeiros de Cascais tem sido apontada como exemplar pela Liga”.

Vanessa Capote, hoje promovida a bombeira de 3ª classe, emocionada: “escolhi ser bombeira inicialmente por ter família na mesma corporação de bombeiros, mas também pela aventura, por poder ajudar as pessoas, pela camaradagem e por toda a ação que anda à volta disso”.

Para Mário Luís Chapelas, bombeiro há 45 anos, o segredo para ser bombeiro é “a persistência, o gosto da interajuda, da camaradagem, de viver em comunidade, para a comunidade”.

Hoje foram entregues pela Câmara de Cascais, cinco ambulâncias para transporte adaptado, uma por cada corporação. “Para que o bem-estar dos nossos cidadãos-especialmente de quem mais precisa-venha sempre em primeiro. Para que o vosso trabalho nunca seja comprometido por falta de meios”, referiu o presidente do município.

Maria do Céu Garcia, que tem agora a seu cargo a coordenação municipal da Proteção Civil de Cascais, concluiu no final da cerimónia que este dia é muito importante, porque se celebra os bombeiros e a atividade das cinco corporações do concelho.

“É um dia em que manifestamos o nosso integral apoio aos nossos bombeiros, este ano mais reforçado. E é uma altura em que as associações de bombeiros têm oportunidade de mostrar as suas capacidades quer humanas, quer materiais, atravês de uma parada no final da cerimónia. Uma cerimónia simbólica, mas muito sentida por todos os que participam nela”, referiu Maria do Céu Garcia.

O Dia Municipal do Bombeiro constitui uma homenagem aos homens e mulheres das cinco corporações que todos os dias são um exemplo de dedicação à causa pública em prol da saúde e do bem- estar comuns. Este dia é organizado rotativamente entre as várias associações de bombeiros do concelho de Cascais. Foi implementado em 1998 no concelho. AQ