UCCLA. Cascais no Centro da Diplomacia lusófona em maio

Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, diz que Cascais se “caracteriza por uma organização e uma eficácia muito grandes”.

Cascais recebe, a 4 de maio, a 34ª Assembleia Geral da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa que coincidirá com o Encontro Horasis 2018 que este ano decorrerá entre 5 e 8 do mesmo mês.

“A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, na última assembleia geral, em Luanda, e foi muito bem recebida por todos os membros”, disse o Secretário-Geral da UCCLA.

“Cascais exerce uma enorme atratividade”, explicou Vitor Ramalho, sublinhando que se trata de uma cidade cosmopolita que tem tudo”, pelo que se torna muito apelativa para os 43 representantes dessas cidades e as quatro dezenas de empresas que os acompanham.

De acordo com Vitor Ramalho, a Câmara Municipal de Cascais “caracteriza-se por ter uma organização e uma eficácia muito grandes”, o que está a suscitar um enorme interesse dos participantes na próxima Assembleia Geral.

O Encontro Global Horasis 2018, que decorrerá em simultâneo com a reunião da Assembleia Geral da UCCLA, é um dos principais encontros de líderes empresariais e reúne personalidades de relevo mundial.

“A realização desse encontro Horasis tornou ainda mais apelativa a cidade de Cascais porque os membros da UCCLA vão querer assistir a esse evento”, sublinhou Vitor Ramalho.

Com estes eventos de grande relevo internacional, entre outros que decorrerão em Cascais este ano, Cascais solidifica a sua posição central no âmbito da diplomacia económica mundial.

Para além do anfitrião, Carlos Carreiras, que preside à reunião, estará presente o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que tutela os municípios em Portugal.

A UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa - é uma associação intermunicipal de natureza internacional, criada a 28 de junho de 1985. Verdadeira associação de cidades capitais, representantes de povos e nações livres, a UCCLA tem sido palco de frutuosa e intensa ação de intercâmbio e cooperação, assumindo a missão de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações. As suas ações, no âmbito da prevenção, saúde e educação, cultura, infraestruturas, saneamento e ambiente, reabilitação e património, formação empresarial e autárquica, e institucional, têm-se desenvolvido ao longo dos 30 anos no universo das suas cidades-membro e, de forma muito positiva, têm contribuído para fomentar o entendimento, a cooperação e o desenvolvimento económico entre os seus membros. SRS/PL