Um espanhol e uma polaca no pódio do Iron Man em Cascais

Um triatleta espanhol e uma polaca subiram ao lugar mais alto do pódio no IronMan 70.3 em Cascais, 2018. Os dois campeões portugueses, João Silva e Fulipe Azevedo foram, respetivamente, segundo e terceiro na grande prova do triatlo.

O Espanhol Alaza, um atleta do Top 5 do Mundo, vence o IronMan 70.3 de Cascais 2018 seguido por dois portugueses João Silva e Filipe Azevedo. Alguns minutos depois chegaria a vencedora feminina, a Polaca Agniezka Jerzyk, seguida pela belga Kartraen Verstuyft e pela inglesa Sara Lewis.

No final Fernando Alaza, um triatleta espanhol da zona de Toledo, manifestava-se “contente por ter vencido” e de Cascais destacaria: “ Faço provas destas por todo o mundo e em local algum encontro o calor que encontrei nas gentes de Cascais. Tenho aqui grandes amigos e correr aqui é como fazê-lo na minha segunda casa”.

A triatleta polaca destacou a beleza do percurso: “É a minha primeira presença em Cascais e estou bastante contente por correr este Iron Man 70.3 e por ter vencido esta maravilhosa prova. Correr aqui em Cascais é espantoso porque as paisagens são muito bonitas”, disse Agniezka Jerzyk.

Da organização portuguesa do IronMan 70.3, Jorge Paulo Pereira destacaria o número de participante deste ano: “Foi esmagador. Batemos todos os recordes em Portugal,  e alguns internacionais, já que esta é uma das maiores provas do circuito. Este ano estiveram 2661 triatletas na prova de amadores e 50 profissionais, o que demonstra bem o interesse que a prova tem a nível internacional”, disse.

A entrega de medalhas desta prova coube ao vereador com o pelouro do desporto na Câmara Municipal de Cascais Nuno Piteira Lopes, que salientou a importância da prova ser organizada em Cascais e da cotação que tem a nível mundial: “Trata-se de uma prova magnífica para Cascais, mas também para toda a área metropolitana de Lisboa e para o país, já que tem uma dimensão internacional. Os percursos são lindíssimos e, na primeira edição o percurso entrou diretamente para o top 3 mundial dos mais bonitos do Mundo. Também na primeira edição os atletas participantes elegeram esta prova como como uma das 10 melhores do Mundo. A nossa expectativa é crescer de ano para ano, para poder chegar ao pódio dos eventos do IronMan”. H.C. - Fotos de Jorge Martin, Organização e Pau Storch