Um museu, hortas e vinhas comunitárias no espaço do Mosteiro de Santa Maria do Mar

O presidente da Câmara de Cascais visitou esta segunda-feira, 3 de julho, o Mosteiro de Santa Maria do Mar, integrado numa área de vinha, situada em Sassoeiros, Carcavelos. O objetivo da visita foi saber, no terreno, quais as mais-valias do edifício e de toda a área, com vista ao desenvolvimento de projetos para usufruto dos munícipes.

Um Museu da Vinha e do Vinho, hortas comunitárias e um parque urbano em benefício da população são alguns dos projetos para o espaço. ”Em relação ao edificado, temos a pretensão de fazer um Museu da Vinha e do Vinho aqui em Carcavelos. O projeto estava a associado ao plano pormenor da Quinta do Barão, mas para ser desenvolvido por privados. Não tem havido nenhuma iniciativa”, esclarece Carlos Carreiras, acrescentando que o museu será naquele espaço ou “num terreno municipal que está confinante na Quinta da Bela Vista, que permite construir um edifício de raiz”, adiantou o presidente da Câmara de Cascais.

"Há muito tempo que havia este desejo de o município comprar o Mosteiro de Santa Maria do Mar. Chegámos a acordo com a congregação religiosa e agora estão a decorrer os procedimentos legais", referiu Carlos Carreiras. Para o espaço exterior do mosteiro, Carlos Carreiras avança que "para nós é claro a preservação das vinhas, envolvendo-as também com as vinhas comunitárias".

O projeto original do Mosteiro de Santa Maria do Mar é da autoria dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas. O edifício, que começou a ser construído nos anos 50 do século XX, está integrado numa propriedade de cinco hectares, com uma área de vinha, que produz Vinho de Carcavelos.