Universitários portugueses brilharam na European Innovation Academy 2018

Mais de 700 estudantes de todo o mundo trabalharam intensamente durante três semanas as suas ideias em Cascais para criação de futuras startups.

Duas dezenas de estudantes portugueses, de várias universidades do país, chegaram à grande final da European Innovation Academy 2018 (EIA) que decorreu em Cascais e juntou sete centenas de jovens estudantes empreendedores.

Foram três intensas semanas de trabalho, fora das respetivas zonas de conforto para centenas de universitários de todo o mundo que, entre 15 de julho e 3 de agosto, trabalharam em Cascais as suas ideias do zero ao sucesso para a criação de futuras startups.

Eis os estudantes portugueses que integraram as equipas de topo com elementos de diferentes nacionalidades na edição deste ano da European Innovation Academy 2018 Portugal em Cascais:

Navismart

NaviSmart é uma plataforma de troca para otimizar o tráfego marítimo e operações portuárias.

Joana Ferreira - Universidade do Porto

Bellas

Mercado que liga mulheres que necessitam de bens de confiança e profissionais de beleza disponíveis.

Gabriela Sá – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Matheus Power – University of Évora (Portugal) / University Tiradentes (Brazil)

Paralegal Bot

Consultoria legal.

Inês Filipa Raeiro – Instituto Politécnico da Guarda

Joana Valente – NOVA Information Management School

João Batista – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Lourenço Booth – NOVA University.

Pause

Trabalho que visa criar uma comunidade que encoraja o fim do estigma e encoraja o diálogo sobre doenças mentais.

Maria Ferreira – Universidade do Porto

Baby Sisters

Plataforma de alta qualidade que oferece baby-sitters profissionais. Os proponentes pretendem que a sua empresa no futuro se transforme no maior fornecedor de profissionais em que se pode confiar na Europa.

João Pedro Pascoal Martins Sanchez Gonzalez – Instituto Superior Técnico

João Serra – NOVA University

Maria Margarida Menezes – NOVA University

Copito

Os copos descartáveis provocam muito lixo ambiental. Os promotores desta ideia querem produzir copos reutilizáveis para o dia-a-dia.

Ana Catarina Lopes – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Iolanda Rocha – Universidade do Porto

Moises Moreira – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Welive

Plataforma que pretende ligar pessoas sem-abrigo com voluntários numa dada área, associações de caridade e empresas que forneçam bens e recursos aos mais desfavorecidos.

Vítor Hugo Nóbrega – Universidade da Madeira

Impower

Liga a comunidade de pessoas com deficiência com empregadores para fornecer oportunidades e benefícios existentes no Mercado.

Bárbara Ferreira – Universidade do Porto

Mariana Cardoso – Universidade do Porto

Proco

App Proco oferece uma plataforma que junta estudantes, universidades e empresas focadas na co-criação de projetos e recrutamento.

Johannes Spielberger – NOVA School of Business and Economics

Moritz Wilhelm – NOVA School of Business and Economics

Rui Borges – Instituto Politécnico de Setúbal

Buggybug

A ideia dos estudantes é a criação de uma app que forneça segurança aos pais que empurram carrinhos de bebé quando não existe outra hipótese senão deixar a criança momentaneamente sem vigilância.

José Miguel Maurício – Instituto Superior Técnico

Locally

Programa que permite às pessoas sem acesso consistente à internet conectarem-se e a comunicar com a sua comunidade offline.

Teodomiro dos Santos – Instituto Politécnico de Setúbal

Smartcap

SmartCap permite que as pessoas consigam ter o melhor desempenho gerindo o seu nível de hidratação.

Fábio Rangel –  Universidade do Porto

Mariana Luciano – Instituto Politécnico de Setúbal

Kode 4 all

Kode permite aos jovens aprender programação sem terem de escrever o código.

Beatriz Abreu – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Joana Monteiro – University of Minho

João Santos – Instituto Superior Técnico.

Esta edição da EIA acolheu em Cascais cerca de 700 jovens de 75 países para aqui testarem as suas ideias de negócio, com o foco nas tecnologias relacionadas com a robótica e inteligência artificial. A Câmara Municipal de Cascais foi um dos principais parceiros da EIA. SRS.