CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

V Gala da Educação. Homenagem aos melhores da comunidade educativa de Cascais

“Hoje celebramos as pessoas e o que estas têm de melhor”, disse Carlos Carreiras, na cerimónia de abertura da Gala da Educação.

Na abertura da V Gala da Educação, na qual se reconhece o esforço, mérito e valor de alunos, professores e funcionários escolares que se distinguiram ao longo do ano letivo, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, referiu as razões pelas quais a autarquia faz anualmente esta gala.

“A primeira razão são as pessoas. A visão de Cascais é que é aquele lugar onde tudo começa e acaba nas pessoas. Hoje celebramos as pessoas e o que há de melhor nelas: o talento, a curiosidade dos nossos alunos, os resultados mostram o quanto são bons. E quando esses resultados se somam aos valores da amizade, da solidariedade e da verdade, são de facto os melhores”, salientou o autarca. A segunda razão apontada pelo presidente da Câmara é a educação. “ Acreditamos que a educação é a única forma de dar-nos a todos uma oportunidade de sermos felizes”.

“Todos sabemos como comunidade que uma boa educação é uma condição essencial para a nossa prosperidade. Hoje a comunidade investe em vós, orgulha-se dos vossos resultados, cada vitória vossa é também nossa. A vossa retibuição no futuro é que ousem. Ousem transformar as vossas ruas, os vossos bairros, o vosso município. Ousem transformar o mundo, são os nossos estudantes os únicos que podem sonhar com essa mudança”, apelou Carlos Carreiras aos jovens presentes.

Anton Kryvushchenko, nascido na Úcrania, mas como ele afirmou “sou de Cascais”, recebeu o Prémio de Mérito, na licenciatura na Nova School of Business and Economics. “Sinto-me orgulhoso por receber este prémio. Foram quatro anos de dedicação, claro que é bom ser reconhecido no final deste longo caminho”. Quando questionado como incentivaria outros jovens, respondeu: "Ter interesse naquilo que se faz, e fazer perguntas. Questionar é uma forma muito boa de ganhar interesse, porque ao fazerem-se essas perguntas vai aparecer o “bichinho”do interesse, vai levar a procurar respostas e depois eventualmente o sucesso”.

“Fico muita honrada, muito satisfeita com este reconhecimento e obviamente que isto nada se faz isolado. Faz-se em grupo, um conjunto de pessoas que trabalham todos os dias na escola. Eu só represento esse conjunto de colegas que todos os dias trabalham comigo, num trabalho de equipa, senão nada se fazia de concreto nem de bom” referiu Maria Souzel Santana, docente, da Escola Secundária de Carcavelos, uma das distinguidas nos Prémios de Reconhecimento Profissional. E com “uma direção que nos apoia na totalidade e nos deixa “sonhar e fazer coisas diferentes” acrescentou.

Frederico Pinho de Almeida, vereador na área da Educação, da Câmara Municipal de Cascais, no final da cerimónia, mostrou o seu agrado pelo sucesso de mais uma Gala da Educação. “Tivemos uma V grande Gala da Educação. Quero felicitar todos aqueles que aqui hoje foram distinguidos: alunos, professores, pessoal não docente, assistentes operacionais, assistentes técnicos, e também as escolas que comemoraram os 25, 50 e 75 anos. Acima de tudo felicitar toda a comunidade educativa e deixar um enorme agradecimento”. Em Cascais “temos o privilégio de ter uma comunidade educativa muito forte, forte no sentido de ser proativa, de ser empenhada em dar o máximo, de trabalhar em conjunto e ser exigente, que isso também é fundamental para que todos nós cada dia consigamos ir mais além”.

Nesta Gala foram atribuídos os Prémios Instituição, a quatro escolas, que celebram este ano 25,50 e 75 anos. A Escola Básica da Alapraia e a Escola Básica e Secundária da Cidadela que comemoram 25 anos, a Escola Secundária de S. João do Estoril que comemora 50 anos e os Salesianos do Estoril que completam 75 anos este ano. Prémios de Reconhecimento Profissional (categoria funcionários) 15 prémios; Prémios de Reconhecimento Profissional (categoria docentes), num total de 14 prémios. Dez alunos receberam o Prémio de Valor e 60 alunos receberam o Prémio de Mérito Escolar, do ensino secundário e do 1º ciclo do ensino superior. AQ

Consulte o Programa  

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0