V Torneio da CERCICA - momentos de superação

Mais de uma dezena de instituições e centena e meia de atletas com deficiência e incapacidade reuniram-se em Cascais para, ao longo de dois dias, competirem em três modalidades (Natação, Basquetebol e Futsal) e, sobretudo, como referiu Ana Flores, da CERCICA Cascais, "conviverem". Na cerimónia de entrega dos prémios, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras destacou a capacidade de superação destes jovens, como "um exemplo a seguir por todos".

Atletas com deficiência e incapacidade de 14 instituições disputaram em Cascais a V edição do Torneio da CERCICA, evento inseridos nos Jogos Regionais Sul do Special Olympics. A iniciativa contou com o apoio da autarquia. Durante dois dias, 26 e 27 de janeiro, centena e meia de atletas disputaram três modalidades (Natação, Basquetebol e Futsal) no Pavilhão Quinta dos Lombos, na Piscina Municipal da Abóbada nas instalações da Cercica Cascais, onde decorreu a cerimónia de entrega dos prémios. Nesta cerimónia - que incluiu um momento de animação, uma coreografia de dança - marcaram presença Carlos Carreiras, Nuno Laurentino, adjunto do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dias Ferreira, presidente da direção do Special Olympics Portugal, Carlos Mendes do Instituto Nacional de Reabilitação e João Almeida do Comité Olimpico de Portugal.

Carlos Carreiras recorreu ao exemplo de Cristiano Ronaldo, como um jovem que superou inúmeras barreiras para conseguir chegar à excelência no futebol, para enaltecer a capacidade de superação destes atletas para quem não existem barreiras que os demovam da prática desportiva: "São um exemplo a seguir por todos", disse.

Participaram neste encontro para lém do anfitrião (CERCICA Cascais), o Ginásio Clube Português, a APPACDM de Castelo Branco, de Setúbel, de Lisboa e da Covilhã, a CEDEMA de Lisboa, a CERCITEJO de Alverca do Ribatejo, a APCDA, a AFID a CERCIZIMBRA de Sesimbra, CERCIMB do Barreiro, o Colégio Claparéde e a Crinabel.

No próximo ano, 2018, ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude, o autarca disse esperar que a edição deste evento reúna ainda mais ateltas nacionais e do resto da Europa, para que seja um "Torneio ainda mais especial."

Veja aqui as fotos