“Viragem de Época” revive fim trágico dos Romanov na Rússia Imperial

No 100º aniversário do regicídio que eliminou a família imperial russa, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, em parceria com o Museu Kolomenskoie e o Centro de Arte e Cultura Russa, expõem fotografias e documentos que recriam a vida dos últimos membros da casa real dos Romanov.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais inaugurou hoje no Museu Condes de Castro Guimarães a exposição “Viragem de Época” que retrata os últimos anos da vida do Imperador Nicolau II cujo reinado terminou tragicamente com o eclodir da revolução bolchevique.

Carlos Carreiras recordou a visita que efetuou em abril passado ao museu Kolomenskoie em Moscovo e que marcou o início da cooperação cultural russa com Cascais.

"Estamos aqui num Centro de Arte e Cultura russa, cuja diretora é a embaixatriz Irina Marcelo Curto, depois de eu e o Professor Salvato Teles Menezes termos estado em abril em Moscovo, onde estabelecemos contactos com uma série de entidades culturais russas. Daí resultou um conjunto de desenvolvimentos em que o primeiro deles é esta exposição aqui no Museu Condes de Castro Guimarães que retrata o 100º aniversário do regicídio do Czar e a mudança de regime na Rússia", disse o autarca.

"Temos a perspetiva de ver dois povos situados nos extremos da Europa, Portugal e Rússia, com muitos pontos de contacto entre as duas culturas, principalmente na sua vertente popular. Acredito que esta visita e esta ligação vai levar a que haja um conjunto de exposições de Cascais e de Portugal em Moscovo e de Moscovo e da Rússia em Cascais no sentido de aumentar o conhecimento entre os dois povos", sublinhou.

Há cem anos, a 17 de julho de 1918, após três séculos de poder férreo na Rússia, chegou ao fim tragicamente a dinastia dos Romanov com a execução do Czar Nicolau II, da sua mulher, a imperatriz Alexandra e dos cinco filhos.

No centésimo aniversário deste regicídio, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, em parceria com o Museu Kolomenskoie e o Centro de Arte e Cultura Russa, expõem símbolos raros que ajudam a recriar a vida dos últimos membros da casa real dos Romanov.

A exposição “Viragem de Época” está patente até 9 de setembro, no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais.

Fotografias de documentos raros, retratos, ícones e outras imagens com ligações de grande importância à história russa mostram-se nesta exposição dedicada ao reinado do último Czar russo e ao regicídio no qual a família real foi executada na cidade de Ecaterimburgo.

Em 2008, o supremo tribunal da Rússia reabilitou formalmente o último czar, Nicolau II, declarando que o assassínio do monarca e da sua família, em Ecaterimburgo, em 1918, representou uma ação ilegal das autoridades soviéticas. O tribunal decidiu "reabilitar" a memória de Nicolau II e declarou que a família imperial "foi vítima da repressão bolchevique". Em 2000, a família de Nicolau II foi canonizada pela Igreja Ortodoxa, que considerou mártires os seus membros assassinados. S.R.S.