Voluntariado ambiental: Siemens renova participação no programa Oxigénio pelo quinto ano consecutivo

Pelo quinto ano consecutivo, o programa de voluntariado ambiental Oxigénio, da Câmara Municipal de Cascais, conta com a participação da Siemens Portugal. A parceria foi renovada no passado dia 1 de fevereiro, numa ação de plantação que decorreu no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Na ocasião, 22 colaboradores da Siemens plantaram 56 medronheiros e sobreiros, espécies nativas que ajudarão a enriquecer a biodiversidade local. Futuramente os colaboradores vão realizar trabalhos de erradicação de espécies exóticas que predominam nesta área e que, por não serem autóctones, acabam por prejudicar a vegetação nativa.

Localizado junto à Malveira da Serra e possuindo um hectare de área, este é o segundo talhão que a Siemens adota no âmbito do Oxigénio, passando a ser responsável por futuras plantações e pela manutenção do espaço. O primeiro, situado na zona do Pisão de Baixo, foi adotado em 2009: “A intervenção neste espaço tem permitido que os nossos colaboradores, as suas famílias e até algumas instituições que apoiamos tenham uma experiência direta com a Natureza, reforçando a biodiversidade ao mesmo tempo que se divertem. A taxa de sobrevivência das nossas árvores ronda os 86%, representando uma redução de 160,4 toneladas de dióxido de carbono por ano. Significa que os nossos mais de 400 voluntários têm feito um bom trabalho”, considera Ana Ribeiro, da área de Responsabilidade Social, Ambiental e Educação da Siemens.

Também para o município esta parceria é importante: “Estas ações de voluntariado são fundamentais para nos ajudar a preservar a fauna e flora locais. Além de progressivamente conseguirmos substituir espécies invasoras por exemplares que pertencem à nossa vegetação, estas ações permitem trazer cada vez mais gente para viver este importante espaço que ocupa 32,5 por cento do concelho de Cascais”, explica Carlos Carreiras, presidente da edilidade.

A Siemens foi uma das primeiras empresas a aderir ao Oxigénio, iniciativa que visa promover a preservação da biodiversidade local através de ações de voluntariado levadas a cabo por cidadãos e instituições - públicas e privadas. No âmbito deste programa a autarquia cede à entidade aderente um talhão que necessitado de intervenção, acompanhamento técnico e material para apoiar os voluntários. Por sua vez, a entidade aderente compromete-se a cuidar do espaço por um período de cinco anos, executando ações de plantação de espécies autóctones, manutenção e limpeza. As atividades desenvolvem-se numa perspetiva de team building, já que o objetivo é que os trabalhos sejam realizados pelos colaboradores da instituição/empresa. Esta é também uma forma de as entidades envolvidas compensarem parte das emissões de carbono associadas à sua atividade.

Para além da Siemens, outras empresas já aderiram a este programa da Câmara de Cascais, como é o caso do Montepio e da Resiquímica. Desde que foi lançado, em 2008, o Oxigénio já contou com a participação de mais de 30 entidades, entre elas a Fundação EDP, o Banif, a Nestlé, o BES, a Motaengil, a SonaeSierra e a IBM.

+ Informações: www.cm-cascais.pt/oxigenio.