"A Voz dos Jovens": Fórum sobre Educação e Empregabilidade foi um sucesso

A Voz dos Jovens fez-se ouvir e o Executivo Municipal respondeu. As duas sessões que hoje terminaram foram um sucesso. Este fórum que já tinha tido a primeira edição em novembro de 2017, juntou em auditório de duas escolas, os delegados de turma do ensino secundário e os eleitos locais para abordarem os temas da Educação e da Empregabilidade. Hoje a sessão decorreu nos Salesianos do Estoril, com a presença de representantes dos alunos das escolas básicas e secundárias de Alvide, Cidadela, Ibn Mucana, Secundária de Cascais e S. João do Estoril e Escola Profissional Val do Rio. Para responder aos jovens estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras, e os vereadores Nuno Piteira Lopes e Frederico Pinho de Almeida.

Foram duas sessões muito participadas por jovens de escolas públicas e privadas do concelho que nestes dois dias tiveram a oportunidade de questionar o poder local, designadamente o presidente e vereadores da Câmara Municipal de Cascais, sobre aquilo que preocupa os jovens de hoje, assim como tiveram a oportunidade de deixar sugestões e ideias para implementar no concelho.

O vereador com o pelouro da Educação, Frederico Pinho de Almeida fez um balanço muito positivo desta iniciativa: “ Foram duas sessões absolutamente extraordinárias e superaram as expetativas”, referiu. “Quero salientar aqui a maturidade e o nível elevado de conhecimento demonstrado sobre estas temáticas por parte dos jovens, o que nos deixa orgulhosos “, acrescentou também o vereador.

Frederico Pinho de Almeida afirmou, ainda que “Este é um caminho que queremos continuar a fazer, estarmos próximos e presentes nas escolas e ir de encontro áquilo que são as espectativas dos jovens”.

Para o vereador da Educação estas sessões revelaram uma dupla utilidade: “Para além de respondermos às questões dos jovens, também vêm da parte deles bons contributos e ideias para o reforçar os programas que já temos ou até implementarmos novas iniciativas que foram aqui sugeridas”.

Pela reação entusiasta dos jovens presentes esta também foi uma iniciativa do seu agrado, como referiu Maria Pignatelli, aluna dos Salesianos do Estoril: “ Acho que é uma excelente iniciativa por parte da Câmara Municipal de ouvir os jovens e de podermos expressar as nossas preocupações e dúvidas e ter este contato tão direto com os vereadores e o próprio presidente”.

Para João Vieira, aluna da Escola Ibn Mucana, estes fóruns devem continuar: “ Foi muito esclarecedor relativamente a dúvidas que todos os jovens têm e seria bastante interessante continuar com este tipo de iniciativas”.

Mas, o compromisso do município de por um lado esclarecer e informar os jovens e de por outro ouvir as suas preocupações e anseios, não se esgota nestas sessões. Este contato direto com os jovens irá continuar, já que todos terão oportunidade de colocar questões que não foram respondidas ou por email diretamente ao Executivo Municipal, ou através do preenchimento de uma minuta de questões, tendo a Câmara assumido o compromisso de responder no prazo de 30 dias e de divulgar as questões e as respostas no site Cascais Participa.

O presidente da Câmara de Cascais deixou também a certeza de que estas sessões nas escolas são para continuarem com periodicidade anual ou bianual. PL