Zona afetada pelos incêndios em Vila Nova de Poiares vai ter Bosque Raul Lino

Os alunos do Jardim de Infância e Escola Básica Raul Lino receberam hoje 270 árvores da Cascais Ambiente que irão dar origem ao Bosque Raúl Lino nas zonas afetadas pelos incêndios no município de Vila Nova de Poiares. As plantas irão ser cuidadas pelos alunos que, no dia 21 de fevereiro, se irão encontrar com alunos daquele município do interior do país e criar o bosque que irá ter o nome da escola.

Este projeto solidário partiu de uma ideia da Associação de Pais da Escola EB Raul Lino e depressa se estendeu a toda a comunidade educativa e contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

“Esta é uma mensagem de solidariedade e de esperança que as crianças e jovens de Cascais querem levar a todos os que sofreram com os incêndios que no verão e outono devastaram o interior do país” referiu Gonçalo Leitão, presidente da Associação de Pais da escola e um dos promotores da iniciativa.

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, que antes da entrega simbólica das árvores provenientes do Banco Genético Vegetal do Parque Natural Sintra-Cascais plantou dois freixos com os alunos no pátio da escola, salientou a importância de “em Cascais se ter registado a menor área ardida de sempre no ano que foi catastrófico para o país e em que se registou a maior área ardida de sempre”.

A isso se deve “o trabalho de muita gente na proteção e vigilância da floresta”, assim como “o crescente número de pessoas a usufruírem do Parque Natural”, o que leva a “uma maior consciencialização por parte da população da necessidade de limpar e cuidar das zonas florestais”, acrescentou o autarca.

A diretora do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana salienta que “este é um projeto extraordinário que vai muito para além da educação formal que é a formação de cidadãos participantes e conscientes capazes de verdadeiros atos de cidadania ativa”.

Na próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro, 50 alunos da EB Raul Lino irão plantar as árvores com três escolas do município de Vila Nova de Poiares que darão origem ao bosque.