mais pessoas

Luís Campos e Cunha
Luís Campos e Cunha Luís Campos e Cunha “A Art in ...
Miguel Arruda
Miguel ArrudaMiguel Arruda “Cascais tem um patrimó ...
Greg Stone
Greg Stone O biólogo marinho Greg Stone é um ...
André Oliveira - Sushiman no Mercado da Vila
André Oliveira - Sushiman no Mercado da VilaPara se ser especialista em cozinha ...

Está aqui

Adriana Jurczyk Duarte

Uma forma diferente de encurtar distâncias entre culturas | A Moonluza é uma empresa de organização de eventos e projetos interculturais sedeada em Cascais que combina cultura, turismo e educação. Não é uma agência de viagens no sentido tradicional, desenvolve programas personalizados para grupos, como seminários, conferências e roteiros temáticos. Criada com o apoio da DNA Cascais, por Adriana Jurczyk Duarte, a Moonluza, constitui o resultado do projeto de vida que a faz sentir-se completamente integrada em Portugal e ligada à Polónia, onde nasceu há 37 anos.

Formada em línguas e literaturas, Adriana tem muita facilidade em aprender línguas, fala fluentemente o português. É casada com um português e vive em Portugal há 13 anos. “Quando decidimos viver num país estrangeiro é como se tivéssemos que criar uma nova identidade”, afirma. Em Portugal trabalhou numa agência de viagens e mais tarde na Embaixada da Polónia. Numa primeira fase, esta experiência profissional foi suficiente para que se sentisse mais próxima da sua cultura, mas quando nasceu a sua filha, as raízes polacas “falaram mais alto”. E para encurtar distâncias Adriana decidiu escrever um livro com base numa estória que ouvia o seu avô contar. Nesse conto, incluiu um cavaleiro português. Sobre essa forma criativa de encurtar distâncias entre culturas, conta: “Foi muito terapêutica”. A Moonluza nasce assim de um sonho da sua fundadora, que criou a empresa como um sítio onde se interligam culturas e onde se promove o encontro do turismo com a arte, educação e história que explora marcas e histórias estrangeiras em Portugal e que leva histórias portuguesas para o estrangeiro. Uma das suas principais iniciativas, o Seminário Internacional sobre Contoterapia e Storytelling, excedeu as expetativas. Com edição prevista para 2017, em cooperação com o Centro de Hans Christian Andersen na Dinamarca, a Moonluza vai apresentar um novo evento em Portugal: um Seminário dedicado ao escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, mas com o foco na sua passagem por Portugal.

O projeto de lançamento da Moonluza teve lugar em 2014 no Hotel Palácio do Estoril, com um Encontro Internacional de Dança Escocesa que foi um sucesso e no qual participaram muitos portugueses e estrangeiros.

"C" 72 - Julho de 2016

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais