mais pessoas

Luís Campos e Cunha
Luís Campos e Cunha Luís Campos e Cunha “A Art in ...
Miguel Arruda
Miguel ArrudaMiguel Arruda “Cascais tem um patrimó ...
Greg Stone
Greg Stone O biólogo marinho Greg Stone é um ...
André Oliveira - Sushiman no Mercado da Vila
André Oliveira - Sushiman no Mercado da VilaPara se ser especialista em cozinha ...

Está aqui

Ricardo Jorge Gomes Pinto

Cascalense pelo Mundo |Chile: “O primeiro e único restaurante português no Chile” Ricardo Jorge Gomes Pinto é cascalense e abriu o seu próprio negócio no Chile em 2014, um restaurante. “O primeiro e único restaurante português no Chile”, ao qual resolveu dar o nome Cascais Marisqueira para se sentir em casa

Começou a trabalhar aos 16 anos num restaurante no Alentejo, a lavar loiça e aos poucos a “magia da gastronomia” foi entrando na sua vida. A sua última experiência profissional em Portugal foi como chef de cozinha no restaurante Baía do Peixe, em Cascais. Toda a sua formação foi adquirida na prática. ”Não tirei nenhum curso, mas tive a sorte de me ter cruzado com a prestigiada chef Ilda Vinagre que me ensinou todas as bases para evoluir profissionalmente”, explica.

Foi o amor que o levou a ir viver para o Chile, onde tinha estado de férias e conheceu a sua mulher, Luisa Maldonado. Inicialmente, trabalhou como cozinheiro em Santiago do Chile. Quis aprender os costumes básicos da gastronomia chilena, para depois adaptá-los à cozinha portuguesa. “Qualquer chef quer ter o seu próprio restaurante”, diz, mas Ricardo chegou a pensar que poderia ser um negócio arriscado porque no Chile há muita tradição em comer carne e também se consomem muitos alimentos congelados.

O impacto acabou por ser muito positivo. Ricardo conseguiu conquistar os seus clientes com os seus pratos à base de peixe e marisco conquistou os clientes pela diversidade e frescura dos produtos. No seu restaurante a comunidade portuguesa pode matar saudades de um bom vinho verde, de umas amêijoas à bulhão pato, de uma cataplana de marisco ou de um bom bacalhau. Os pastéis de nata são a grande referência à sobremesa. “Recebemos a comunidade portuguesa residente, mas também cascalenses em viagem de negócios”, conta.

A oferta gastronómica da Cascais Marisqueira combina comida tradicional portuguesa com alguns pratos e produtos da costa do Pacífico. “Muitos clientes dizem que se sentem em casa, em território português”. O Cascais Marisqueira tem sido o ponto de encontro dos portugueses que vivem há alguns anos no país. “Este negócio é o meu Cascais chileno”. Recentemente, o seu restaurante foi nomeado como um dos 50 sítios para redescobrir o Chile.

 

"C" 70 - junho de 2016

 

 

 

 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais