Programa AdaPT - Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas

O projeto ClimAdaPT.Local tem como objetivo iniciar em Portugal um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal. Pretende-se alcançar este objetivo pela capacitação do corpo técnico municipal, pela consciencialização dos atores locais e pelo desenvolvimento de ferramentas e produtos que facilitem a elaboração e implementação das EMAAC nos municípios participantes no projeto e, no futuro, nos demais municípios portugueses.

Os objetivos específicos do projeto são:
– Elaborar 26 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC),
– Formar 52 técnicos municipais em Adaptação às Alterações Climáticas,
– Criar uma Plataforma para a Adaptação Municipal às Alterações Climáticas,
– Criar uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas.
De forma a alcançar estes objetivos, foram selecionados 26 municípios, tendo em atenção os seguintes critérios de seleção:
i) Cobertura de todo o território nacional: um município por Comunidade Intermunicipal, Área Metropolitana e Região Autónoma;
ii) Diversidade socioeconómica e das vulnerabilidades e oportunidades das Alterações
Climáticas (AC) nos diversos setores identificados na Estratégia Nacional de Adaptação às AC;
iii) Compromisso político e institucional para elaborar e implementar as Estratégias Municipais
de Adaptação às AC.
Cascais é parceiro de consórcio apresentando-se como um caso de estudo pioneiro onde a vasta experiência é valorizada para orientar e colaborar com os promotores de investigação e os restantes municípios na elaboração das EMAAC’s.

O Projeto ClimAdaPT.Local iniciado em Novembro de 2014 e financiado a 100% pelo Programa EEA Grants no valor de 13.800,00 Eur, no caso de Cascais, encontra-se na sua fase de conclusão.