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Cascais mais inovador

Designação do projeto | Programa CASCAIS MAIS- Cascais Mais Inovador
Código do projeto | Lisboa-01-0526-FEDER-000073 
Objetivo principal | Modernização Administrativa
Região de intervenção | Concelho de Cascais
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 25-06-2008
Data de início | 31-10-2008
Data de conclusão | 20-05-2010
Custo total elegível | 168.091,90 € 
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 58.832,17 €
Estado atual | Encerrado
 
Resumo:
O programa Cascais na sua componente de inovação, desenvolveu o portal corporativo externo (www.cm-cascais.pt), com o objetivo de potenciar e melhorar o relacionamento eletrónico dos Cidadãos com a Câmara Municipal de Cascais (CMC), disponibilizando informação relevante e estimulando a participação.
 
O portal é o ponto único de contacto da CMC com os Cidadãos, sendo possível aceder a conteúdos e serviços. Assim é possível encontrar informação e serviços direcionados a residentes, visitantes e investidores: Notícias, Eventos, Câmara (executivo, organigrama, programas estratégicos, recrutamento, documentos, regulamentos, contactos, entre outros), e Concelho (acesso a mapas, património cultural, cultura lazer, ambiente, educação, urbanismo mobilidade, segurança, proteção civil, entre outros).
 
A plataforma de CRM suporta o contacto com os cidadãos gerindo as suas interações com a CMC nos vários meios (internet, atendimento presencial, telefone, carta e fax) permitindo assim que se tenha uma visão integrada do relacionamento do cidadão com a CMC.
 
O exemplo mais relevante dos serviços prestados online é o Fale Connosco que permite ao cidadão exercer um papel ativo no melhoramento dos serviços camarários bem como permitir uma maior interação dos mesmos com a CMC.
 
Do total dos contactos efetuados pelo cidadão, verifica-se que cerca de 50% entram via eletrónica. O portal permite uma fácil gestão e operação, com as funcionalidades standard de uma plataforma de gestão de conteúdos.
 
Da conjugação entre o projeto de reengenharia de processos e o novo sistema CRM, o portal assegura um verdadeiro modelo de atendimento online, com disponibilização de serviços, nomeadamente requerimentos, modelos e certidões.
 
Tão importante como a componente externa é o portal interno (intranet), disponível para a totalidade dos colaboradores da CMC. Constitui um espaço dinamizado por todos, que agrega informação corporativa, dando a cada colaborador espaço de trabalho e de partilha com grande autonomia.
 
Ao nível dos resultados alcançados, atingiram-se os objetivos programados no que respeita ao 'nº de ações de desmaterialização de procedimentos' (21) e ao 'nº de balcões de multi-serviços' (1). Já no que se refere ao 'Atendimento de utentes pela internet', atingiu-se 2.176 face aos 1.955 inicialmente previstos, entre Abril e Dezembro de 2010. Para o mesmo período, o total dos atendimentos multicanal registado foi de 3.667 atendimentos.
 

Cascais Digital

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