Ajuda Alimentar para quem precisa

Garantir que (pelo menos) os alimentos não faltam quando os tempos são difíceis é hoje cada vez mais complicado e exigente. No terreno, em Cascais, mais de uma dezena de instituições e verdadeiras legiões de voluntários trabalham para garantir que largas centenas de famílias afetadas por sérias dificuldades socioeconómicas têm uma alimentação diversificada. Na maioria dos casos o trabalho realizado tem por base o contributo do Banco Alimentar Contra a Fome, reconhecido a nível nacional e que no início de dezembro de 2012 recolheu 2914 toneladas de géneros alimentares. Mas não é só. Campanhas de angariação próprias, recolhas junto das grandes, médias e pequenas superfícies, donativos diversos e projetos solidários, tudo vale para garantir que quem precisa recebe o apoio indispensável.

No concelho são 19 as instituições que recolhem alimentos e que, ao longo do ano, com o apoio do Banco Alimentar Contra a Fome e em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, promovem a entrega de cabazes alimentares a mais de sete mil pessoas que, por razões várias, deles precisam. Fundamentais, os bens alimentares canalizados desta forma garantem uma variedade e quantidade que o rendimento familiar já não suporta. Porém, com a redução dos bens doados e o aumento de famílias a atravessar momentos difíceis a resposta do Banco Alimentar contra a Fome há muito que se revelou aquém das necessidades. Por isso mesmo algumas instituições promovem com regularidade campanhas de recolha próprias com forte apoio de voluntários. Por outro lado, a Câmara Municipal de Cascais aproximou, há cerca de um ano atrás algumas grandes superfícies das instituições, abrindo canais para a recolha direta de bens perecíveis como frutas e legumes. Desta forma, alimentos que outrora acabavam desperdiçados passaram a ser aproveitados, respondendo igualmente à necessidade de escoar excedentes por parte dos distribuidores.

No terreno há vários meses, este procedimento ganhou, em outubro de 2012, um novo ímpeto e alargou horizontes com a assinatura do “Protocolo de colaboração para a implementação de projeto de captação e distribuição de excedentes alimentares”. Fruto deste acordo, estabelecido entre o município, a associação Dar i Acordar e entidades doadoras diretas (Instituições Particulares de Solidariedade Social e Organizações sem Fins Lucrativos), a recolha de excedentes, além das grandes superfícies, passa a integrar restaurantes, serviços de take-away, hotéis, cantinas, empresas de catering e sociedade civil que agora ajudam a alimentar algumas centenas de pessoas em dificuldades.

Para chegar a este ponto foi preciso percorrer um longo caminho que culminou com a reinterpretação da legislação em vigor tornando mais claras quais as medidas necessárias para o correto aproveitamento de alimentos confecionados. Assim, onde antes se acreditava que refeições confecionadas não consumidas eram obrigatoriamente deitadas para o lixo, hoje já se percebe que as mesmas possam ser aproveitadas para alimentar quem tanto precisa.

Em Portugal há cerca de 360 mil portugueses que passam fome. Enquanto isso, estima-se que 50 mil refeições são desperdiçadas todos os dias, de norte a sul do país, Portugal não se pode dar ao lixo”, enfatiza António Costa Pereira, presidente da Dar i Acordar associação que em abril deste ano lançou o “Movimento Zero Desperdício”. Fruto do trabalho desenvolvido os bens alimentares que antes acabavam no lixo – comida que nunca saiu da cozinha, cujo prazo de validade se aproxima do fim, ou que não tenha sido exposta nem tenha estado em contacto com o público - já não são deitados fora. Antes pelo contrário, com a ajuda das instituições, podem agora chegar a pessoas que deles necessitam. Mas o trabalho não se esgota aqui. Falta angariar mais entidades aderentes, dispostas a aproveitar os seus excedentes e, sem gastar um cêntimo, alimentar alguém e ajudar a transformar Cascais num verdadeiro concelho “Zero Desperdício”.

APOIO ALIMENTAR EM NÚMEROS (dados recolhidos em 2012)

2700 cabazes distribuídos por mês que beneficiam 7263 pessoas

1200 pessoas beneficiam diariamente de refeições fruto dos diferentes protocolos, cantinas sociais e projetos solidários (ex.: Programa Apoio Alimentar, Serviço de Apoio Domiciliário, Refeitório AMI, Cantinas Sociais, Projeto Cozinha com Alma)

6 Cantinas Sociais proporcionam o acesso às refeições, no domicílio (de preferência) ou em meio institucional, sete dias por semana. As cantinas sociais que já assinaram protocolo com a Segurança Social são: Associação Beneficência Luso-Alemã, Ser+ (Associação Portuguesa de prevenção Desafio Sida), Centro Comunitário da Paroquia de Carcavelos, Centro Paroquial do Estoril, Fundação “O Século”, Ideia- Instituto Desenvolvimento Educativo Integrado na Ação e Cooperativa de Ensino Horizonte.

19 organizações parceiras da Câmara Municipal de Cascais trabalham na recolha e distribuição de alimentos. São parceiros no Protocolo Banco Alimentar Contra a Fome; Protocolo Cascais Mais Solidário (em que recebem apoio financeiro municipal para complementar mensalmente os cabazes alimentares que são entregues às famílias com carne e azeite, por exemplo); ou ainda Movimento Zero Desperdício.

• Associação de Beneficência Luso-Alemã, www.abla.org
• Associação Jerónimo Usera - www.ajusera.com
• Associação Idosos Stª Iria – com sede em Murches
• Associação Respostas Educativas e Sociais da Comunidade, com sede na Madorna, Parede