Centros de Convívio e Espaços Senior

Concelho de Cascais
No Concelho de Cascais existem 27 equipamentos sociais constituídos por Centros de Convívio e Espaços Sénior, aderentes à Plataforma de Qualificação desta resposta que promovem atividades sociais, recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas residentes no concelho.

Esta resposta social tem como objetivos:

Prevenir a solidão e o isolamento;
 Incentivar a participação e potenciar a inclusão social;
 Fomentar as relações interpessoais e intergeracionais;
 Promover um envelhecimento saudável e ativo;
 Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.

Encontram-se nestas respostas serviços que visam o bem-estar/saúde, nomeadamente: cuidados de imagem, hidroginástica, tensão arterial e colesterol e ainda atividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas: trabalhos manuais, grupos corais, festas temáticas, exposições, concursos, passeios/férias, participação em atividades da freguesia e do concelho.

Para beneficiar desta resposta deverá dirigir-se e/ou contactar estes equipamentos (ver lista em baixo) ou dirigir-se à sua Junta de Freguesia.

A política social municipal aposta no desenvolvimento social do concelho pela promoção e dinamização da Rede Social, marcada pela existência de sub-redes temáticas e cuja rede de centros de convívio, espaços seniores e outras atuações para seniores é um exemplo. O objetivo desta plataforma é promover a cooperação e a qualificação da atividade dos centros de convívio e espaços seniores aderentes, formalizando e definindo a natureza da parceria entre entidades que atuam e promovem a qualidade de vida na velhice.
Através do acordo para a qualificação, formaliza e define o apoio financeiro para a qualificação da resposta.

Equipamentos/ParceirosContactos
Equipamentos/Parceiros

Associação Bem Estar Social, Juventude e 3ª Idade de Alcabideche
 Associação Social Idosos da Amoreira