Concurso Escolar “Como Melhorar a Qualidade Ambiental da Minha Escola?”

- 2012-04-16 00:00:00

Concelho de Cascais

Com a entrega de prémios realizada dia 22 de maio de 2012 na EB1 n.º 3 de Alcoitão, na presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos Carrerias, do vice-presidente, Miguel Pinto Luz, e da vereadora da Educação, Ana Clara Justino, chegou ao fim o concurso escolar ambiental “Como Melhorar a Qualidade Ambiental da Minha Escola?”.

Vencedores
1.º Ciclo - Escola Básica do 1º Ciclo Nº 3 de Alcoitão | Alunos: António Rodrigues, Carla Cadjocarinha, Willer Alves, Camila Sare e Armando Silva| Maquete “Lixo extraordinário”; 2.º Ciclo - Escola Básica do 2º, 3º Ciclo da Galiza | Alunos: Mariana Martins, Bárbara Jorge, Núria Semedo, Alexandre Roberto e Isabelle Cabral | Maquete ”Escola Sustentável”; 3.º Ciclo - Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo | Alunos: Arman Có, Cátia Valente, Jessica Rodrigues, João Lopes e Sara Santos| Filme “Mexe-te, Recicla".

Escolas participantes
Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância Nº 2 da Abóboda
Escola Básica do 1º Ciclo Nº 3 Alcoitão
Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
Escola Básica do 2º, 3º Ciclo da Galiza
Escola Básica e Secundária IBN Mucana
Escola Básica do 2º, 3º Ciclo de Santo António da Parede

Dirigido aos alunos das escolas 1º, 2º e 3º ciclos da rede pública do concelho de Cascais e Torres Vedras, o concurso foi organizado pela Câmara Municipal de Cascais, Comissão Nacional da UNESCO, Agenda Cascais 21 e Tapada Nacional de Mafra. As inscrições decorreram até dia 30 de novembro e o prazo para entrega de trabalhos terminou em 16 de abril de 2012.

Fruto do Protocolo de Cooperação estabelecido entre a Comissão Nacional da UNESCO e a Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do Ano Internacional das Florestas 2011, e de iniciativas a mais longo prazo como a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 (DNEDS) e a Década da Biodiversidade 2011-2020 (DB), este concurso decorreu em simultâneo nos municípios de Cascais e de Torres Vedras.

O ponto de partida para os projetos concorrentes foi o espaço da própria escola e o objetivo era promover a reflexão entre os jovens sobre a utilização sustentável dos recursos. Procurou-se, assim, dinamizar atividades que contribuam para melhorar o espaço escolar como, por exemplo, ao nível da poupança da água, da eficiência energética, da gestão do ruído, da qualidade do ar, da prevenção e redução dos resíduos e da análise da pegada ecológica da escola, entre outras. Neste âmbito, os organizadores do evento desafiaram as escolas a expressarem as suas ideias através de cartazes em suporte papel, maquetas com dimensões que permitam o seu transporte, material audiovisual, entre outros formatos (regulamento disponível em www.unesco.pt, www.tapadademafra.pt, www.agendacascais21.net).

Concorreram 255 alunos, pertencentes a seis escolas, que apresentaram um total de 27 trabalhos em vários suportes (cartazes, maquetas e material audiovisual-filmes e powerpoint). De acordo com o regulamento deste concurso, cada trabalho só podia ser realizado por um número máximo de 5 alunos, pelo que, nos trabalhos efetuados a nível da escola, os professores nomearam os alunos representantes de cada escola, até ao número máximo permitido. Para concorrer, as escolas do concelho de Cascais tinham que organizar grupos de cinco alunos (podiam ser vários por escola).

Todas as propostas dos alunos foram dadas a conhecer ao público numa exposição que esteve patente de 27 de abril a 14 de maio no Centro Cultural de Cascais.

Cada aluno vencedor recebeu uma bicicleta e a respetiva Escola recebeu um cheque de 1.000 euros para adquir equipamentos destinados a melhorar a respetiva qualidade ambiental de acordo com o projeto vencedor. Todos os alunos premiados participaram, dia 4 de maio, numa visita à Tapada Nacional de Mafra, para convívio com os alunos das escolas do concelho de Torres Vedras, uma vez que o concurso se realizou, em simultâneo, nos dois concelhos.

A ficha de inscrição esteve disponível nos sítios da internet das entidades organizadoras e deve ser devidamente preenchida pelo docente coordenador, validada pela direção do Agrupamento. Os projetos a concurso foram entregues até 16 de abril de 2012, entre as 9h00 e as 18h00, nas instalações da Agenda Cascais 21, localizada no Complexo Multiserviços, Estrada de Manique, 1830, Adroana, 2645-550 Alcabideche.

RESULTADOS DO CONCURSO