CRIA CASCAIS - Criatividade e inovação em Cascais

2015-01-20 16:00:00 - 2015-01-28 00:00:00

Casa das Histórias Paula Rego | Centro Cultural de Cascais
Um programa promotor da criatividade e inovação que contempla a conferência “Design Thinking & Inovação e dois Creathon - Maratonas Criativas onde ao longo de três dias se poderá aprender a desenvolver processos criativos segundo os princípios do Design Thinking.
Com o conjunto de eventos que terão lugar entre os dias 20 e 28 de janeiro de 2015 pretende-se fomentar a economia criativa e a cultura de inovação, contribuindo para a criação de novos ou melhores serviços, produtos ou processos, com valor acrescentado para o concelho.
A conferência será o primeiro momento deste programa organizado pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a d.think, equipa brasileira com muitos anos de experiência em design thinking. A esta equipa irão juntar-se outros convidados para apresentar e debater experiências de design thinking e de inovação territorial. A conferência terá lugar no dia 20 de janeiro de 2015, entre as 14h00-16h00, na Casa das Histórias paula Rego.
Os dias que se seguem serão uma verdadeira maratona.
Os “Creathon – Maratona Criativa”, são workshops criativos que irão proporcionar aos participantes a vivência de um ambiente colaborativo, no âmbito do qual poderão gerar ideias a partir da identificação de um problema real e testar soluções com vista à criação de um produto ou serviço inovador, centrado no utilizador.
O primeiro Creathon será destinado ao público em geral - pessoas, empresas ou organizações de todas as áreas. O segundo destina-se a colaboradores do município.
acesso do público foi limitado a 64 vagas e obrigou a inscrição prévia, sujeita a um processo de seleção e com uma taxa de inscrição no valor de 10€.
Inscrições encerradas

CONFERÊNCIA E DEBATE  “Design Thinking & Inovação”
DATA: 20 de Janeiro (3ª-feira) | 14h00-19h00
LOCAL: Auditório da Casa das Histórias Paula Rego
INSCRIÇÃO: Gratuita

Abertura |  Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Rique Nitzsche | Introdução ao design thinking
   Uma metodologia como agente de inovação para ajudar os negócios, a administração pública e as pessoas.
   www.dthink.com.br

Mark Dowson | Living City Model
   Um modelo para o desenvolvimento urbano, com o objetivo de reduzir a procura de recursos valiosos, fornecer estruturas eficientes e implantar uma tecnologia inovadora.
   www.burohappold.com/thelivingcity/the-living-city-model

Alessandro Manetti e Horge Pérez | Exemplos de projetos desenvolvidos para a cidade de Barcelona
   Diretores do Instituto Europeo di Design, de Barcelona
   www.ied.edu

Ingrid van der Wacht | O caso do renascimento de uma pequena cidade através do projeto Brainport
   Diretora de projetos do Design Cooperation Brainport
   www.brainport.nl/en/the-smartest/brainport-eindhoven-region-world-s-smar...

Américo Mateus | Coordenador do projeto IDEAS(R)EVOLUTION e professor do IADE- Creative University em Lisboa

Moderador: Andre Bello (d.think-www.dthink.com.br)

Mais informações: dvri@cm-cascais.pt ou 21 481 58 89

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Para qualquer assunto relacionado com o CRIA Cascais, contactar:
dvri@cm-cascais.pt ou 214815889 (ext 4889)

<< Voltar à página CRIA CASCAIS  - Criatividade e inovação em Cascais
>> Ir para a página CREATHON - Maratona Criativa

CREATHON – MARATONA CRIATIVA
DATAS :21 e 22 (9h30-18h00) e 23 de Janeiro (9h30-13h00)
LOCAL: Centro Cultural de Cascais (pátio)
DESTINATÁRIOS: Particulares, empresas ou organizações de todas as áreas, que queiram aprender a desenvolver processos criativos e colaborativos segundo os princípios do Design Thinking, com vista a criar soluções inovadoras para problemas reais e complexos
Nº D EVAGAS: 64 participantes
INSCRIÇÕES:
Valor: 10,00€  (a pagar após a CMC confirmar a sua participação)
Data limite: 8 de Janeiro |  Data de confirmação da seleção: 9 de Janeiro.

Notas
A CMC enviará um mail a todas as pessoas pré-inscritas, caso tenham sido selecionadas ou não
O preço inclui os almoços dos dias 21 e 22 de janeiro e o material de apoio.

21.01.21015
 Manhã | Introdução, Teoria e Ferramentas
 Tarde | Investigação de campo

22.01.21015
 Manhã: Teoria e Ferramentas. Interpretação e síntese
 Tarde: Criação e seleção de ideias

23.01.21015
  Manhã: Sistematização (Prototipagem, aferição de protótipo). Apresentação final das soluções idealizadas pelos grupos

Metodologia

Num ambiente dinâmico e participativo, a metodologia do design thinking vai sendo apresentada e experimentada na prática, através do trabalho em grupos que tentarão criar soluções para problemas/desafios em diversas áreas.

Temas para os exercícios práticos:
 Grupo 1: Promoção da Cultura
 Grupo 2: Indústria Criativa
 Grupo 3: Valorização da imagem e recursos do interior do concelho
 Grupo 4: Turismo ativo
 Grupo 5: Emprego e Formação
 Grupo 6: Comércio local
 Grupo 7: Mobilidade da 3ª Idade
 Grupo 8: Mobilidade suave (bicicleta)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Para qualquer assunto relacionado com o CRIA Cascais, contactar:
dvri@cm-cascais.pt ou 214815889 (ext 4889)