DNA Match - Apoio à Criação de Emprego

Programa de estágios profissionais em Cascais

Programa promovido pela DNA Cascais, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, para fomentar a captação de talento, a criação de emprego e a  empregabilidade dos munícipes de Cascais.

COMPONENTES DO PROGRAMA

estágio profissional de 8 meses a tempo inteiro
 formação em soft-skills para estagiários
 consultoria ao processo de estágio

RESUMO DO PROGRAMA |  NORMAS

DATAS DA 1ª EDIÇÃO

Até 11 fevereiro - Candidaturas dos participantes
20 fevereiro – Pitch DNA Match
1 março a 30 outubro – Estágio nas entidades empregadoras

CANDIDATURAS

As candidaturas às vagas de estágio disponíveis no Programa encerraram dia 11 fev: LISTA | DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Os candidatos serão contactados por e-mail com os próximos passos.

SELEÇÃO

As candidaturas rececionadas até 11 fevereiro serão encaminhadas para a respetiva entidade empregadora, que procede à seleção.

O processo de seleção inclui o evento Pitch DNA Match enquanto oportunidade para os candidatos se apresentarem presencialmente às várias entidades no Programa. Os candidatos participantes terão preparação prévia para, no dia 20 fevereiro na DNA Cascais, fazerem o seu pitch perante os empregadores, seguindo-se um momento de networking.

A seleção dos candidatos é da exclusiva responsabilidade das entidades empregadoras.

DestinatáriosCandidaturas CondiçõesContactos
Destinatários

Quem pode receber estagiários?

Pessoas singulares ou coletivas, de natureza privada, com ou sem fins lucrativos, com sede ou atividade no Concelho de Cascais, ou apoiadas pela DNA Cascais.

Quem pode participar?

Residentes no concelho de Cascais, em situação de desemprego ou reconversão profissional. Não existe limite de idade.

A seleção dos participantes é da exclusiva responsabilidade das entidades empregadoras.

Não são elegíveis pessoas que tenham colaborado com a entidade empregadora no último ano, excetuando estágios curriculares. Não são elegíveis pessoas que tenham frequentado um estágio profissional financiado por fundos públicos, exceto se adquiriram nova qualificação posteriormente.

Candidaturas
Cada edição inicia com as candidaturas das entidades empregadoras durante um período anunciado. Cada entidade empregadora pode apresentar na candidatura um máximo de 3 estágios, com ou sem participante identificado, através de formulário em www.dnacascais.pt. As candidaturas estão sujeitas a avaliação e, considerando o número de estágios previstos em cada edição, podem ou não ser aprovadas.

Os estagiários podem ser identificados pela entidade empregadora na fase de candidatura, não sendo esta vaga divulgada. A indicação de estagiários pode resultar de candidaturas espontâneas apresentadas por potenciais estagiários a entidades do seu interesse. Para apoiar este processo organizamos Sessões de Informação para munícipes durante o período de candidatura das entidades.

Quando as entidades empregadoras não identificam estagiário/a na fase de candidatura, a vaga de estágio é anunciada neste portal. As candidaturas online (CV + carta de motivação) rececionadas até ao prazo anunciado são remetidas para a entidade. O processo de seleção inclui o evento Pitch DNA Cascais enquanto oportunidade para os candidatos se apresentarem presencialmente a várias entidades.

Condições
As entidades empregadoras asseguram ao participante:

- Bolsa de participação mensal
- Subsídio de alimentação (min. 4,77€/dia) ou refeições
- Seguro de acidentes de trabalho

Os valores mínimos da bolsa mensal são definidos consoante o nível de qualificação do estagiário/a (por referência ao IAS), podendo ser majorados pela entidade empregadora:

9º ano ou inferior - 428,90€
12º ano Ensino Geral - 514,68€
12º ano Ensino Profissional (nível 4) - 557,57€
Curso de Especialização Tecnológica - 600,46€
Licenciatura - 707,69€
Mestrado - 729,13€
Doutoramento - 750,58€

As bolsas estão sujeitas a descontos para a Segurança Social e IRS.

A DNA Cascais comparticipa os custos das entidades empregadoras com as bolsas de estágio em 45% ou 55%. Existe uma majoração na comparticipação de custos para pessoas em situação desfavorecida no acesso ao mercado de trabalho: idade igual ou superior a 45 anos, desempregado/a inscrito no IEFP há mais de 12 meses, portador/a de deficiência ou incapacidade comprovada.

Consulte o
 NORMATIVO do Programa

Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento
Beco do Teatro, nº 1 - Edifício Tardoz