Formação para a Empregabilidade

Formação certificada e gratuita para a promoção da empregabilidade

Oficinas formativas que pretendem desenvolver nos munícipes competências instrumentais e sócio-emocionais relevantes para a sua empregabilidade, facilitadoras do processo de procura de emprego, criação de projetos e inserção no mercado de trabalho.
As oficinas formativas integram a programação da Cidade das Profissões de Cascais. Neste espaço, encontra ainda workshops, entrevistas, atendimentos temáticos, espaço informação entre outros.

Oficinas Formativas e Clubes (1ºTrimestre 2024):

JOB TRAINER: facilitador de processos de inclusão em contexto de trabalho (40h) (30 horas teórico-práticas + 10 horas de prática em contexto de trabalho)
18 de janeiro a 28 fevereiro - Consultar Conteudo/Calendario
Esta oficina tem como objetivos gerais habilitar os formandos para a tarefa de apoiar as pessoas com deficiência e/ou doença mental (PCDDM) na sua inclusão profissional e no seu caminho para uma maior autonomia e integração na comunidade.
Conteudo AQUI | Inscrições  COMPLETAS

EMPLAY: COMPETÊNCIAS PARA UMA CIDADANIA ATIVA
Oficina avançada para Técnicos de Empregabilidade (36h)
10 de janeiro a 22 maio - Consultar Conteudo/Calendario
Esta oficina visa capacitar psicólogos, professores, técnicos de empregabilidade e jovens para promover o desenvolvimento das softs skills e competências de procura ativa de emprego dos seus públicos, potenciando a participação e capacidade de adaptação ao mundo do trabalho em constante mudança, com recurso às ferramentas Emplay (www.emplay.eu).
Conteudo AQUI | Inscrições (através do ISPA) AQUI
EMPLAY: www.emplay.eu
Acreditação: pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Registo N.º: CCPFC/ACC-117136/22, Validade: 12.09.2025).

Oficinas Formativas e Clubes (2ºTrimestre 2024):

Prepare o seu CV e entrevista para um impacto profissional (12h) - Online e Presencial
1 de Abril -18:30 /20:30 Online  -  4 de Abril - 09:30 /13:30 Presencial
11 de Abril -18:30 /20:30 Online - 15 de Abril -18:30 /20:30 Presencial

Esta oficina, tem como objetivos que o formando fique equipado com as ferramentas e conhecimentos necessários para navegar com sucesso pelo processo de recrutamento, desde a elaboração de um CV impactante até a realização de entrevistas eficazes, posicionando-se de forma destacada no mercado de trabalho atual.
Conteudo AQUI| Inscrições COMPLETAS

MAIO
OFICINA - NETWORKING

JUNHO
OFICINA - XADREZ  Jogo ou ferramenta de gestão

O Município de Cascais é uma entidade formadora certificada pela DGERT na área de educação e formação profissional: Desenvolvimento Pessoal.

Consulte ainda aqui as oportunidades de formação gratuita em Cascais para:

- Qualificação profissional (cursos Educação e Formação de Adultos)
- Validação de competências (Programa Qualifica / RVCC)
- Formação contínua para desenvolvimento de competências / atualização

InscriçõesCatálogoMetodologiaContactos
Condições de participação nas oficinas formativas AQUI

As inscrições para cada oficina abrem 2 semanas antes do seu início. As inscrições podem ser efetuadas em formulário online ou presencialmente na Cidade das Profissões de Cascais.

Por haver limite de participantes, as inscrições são consideradas por ordem de entrada, sendo dada prioridade aos/às munícipes desempregados/as e a novos/as participantes. As inscrições são encerradas assim que atingido o limite de formandos inscritos.

Cidade das Profissões de Cascais entra em contacto com os inscritos alguns dias antes do início da ação, enviando por e-mail o link para a participação online.

Após confirmação da presença, a não comparência na formação por motivos injustificados, pode impossibilitar nova inscrição nos 3 meses seguintes.

Catálogo
  • Estratégias Pessoais para o Emprego
  • Inteligência Emocional
  • Capacitar para Empreender
  • Dinâmicas no Trabalho de Equipa
  • Empregabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida
  • Marketing Digital na Empregabilidade
  • Comunicação e Expressão na Procura Ativa de Emprego
  • Marca Pessoal
  • Introdução ao Mercado de Trabalho (para jovens)
  • Gestão do Tempo
  • Voluntariado
  • Ferramentas para a Empregabilidade |Emplay | Oficina certificada para professores (CCPFP) e psicólogos (OPP)
  • Outras a anunciar
Metodologia
Metodologias formativas participativas, auto–reflexivas e de partilha de experiências e aprendizagens entre pares.

A participação nas oficinas formativas online requer acesso a câmara e microfone para potenciar a interação, partilha e aprendizagem entre formandos.

No final de cada ação, é atribuído um Certificado aos participantes.

O Município de Cascais é uma entidade formadora certificada pela DGERT na área de educação e formação: Desenvolvimento Pessoal.

Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento
Telefone: 214 815 945