Está aqui

Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica

Local

Concelho de Cascais
Se é vítima de violência doméstica, saiba que não está sozinha/o. Existem serviços que lhe podem dar apoio, informar sobre os seus direitos e ajudá-la/o a pensar nas opções que tem ao seu dispor.

A violência doméstica traduz uma variedade de comportamentos utilizados por uma pessoa para controlar ou dominar outra com quem tem, ou teve, uma relação íntima ou familiar, na maioria dos casos no contexto da conjugalidade.

Serviços de apoio a vítimas: O Concelho de Cascais dispõe de dois serviços de apoio a vítimas de violência doméstica.

ESPAÇO V
Telefone: 210 994 321
E-Mail: espacov.cascais@gmail.com
Horário de funcionamento: 2ª  e 4ª feiras | 10h00 - 18h00 (sujeito a marcações)
Equipa de apoio a nível psicológico e social
 Aconselhamento jurídico, encaminhamento e acompanhamento de situações de violência familiar
 Realiza atendimento especializado a vítimas de violência familiar
 Apoia na resolução dos vários problemas causados pelas situações de violência doméstica.
 Trabalha em estreita colaboração com instituições do concelho de Cascais, designadamente, Tribunal, Segurança Social e várias IPSS locais.
 Presta um serviço gratuito e confidencial.

APAV - Gabinete de Apoio Cascais
Morada: Av. 25 de Abril 1097 C, loja 6
2750-515 Cascais
Telefone: 214 664 271
E-Mail: apav.cascais@apav.pt
Horário de funcionamento: Todos os dias úteis | 10h00 - 13h00 e 14h00 - 19h00; Sábado | 10h00 - 13h00 (sujeito a marcação)
A Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) é uma instituição particular de solidariedade social, pessoa coletiva de utilidade pública, que tem como objetivo estatutário promover e contribuir para informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais. É, em suma, uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.

Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica (FMCVD)
O FMCVD consiste numa plataforma interinstitucional de articulação e concertação de respostas na área da violência doméstica. É uma estrutura aberta à qual pode aderir qualquer organização que pretenda dar o seu contributo neste domínio, numa das seguintes vertentes:
 Promover o conhecimento do fenómeno da violência doméstica no Concelho de Cascais, uma lógica de investigação-ação.
 Prevenir comportamentos violentos nos adultos, nos/nas jovens e nas crianças através de ações de sensibilização e de projetos de intervenção com grupos específicos.
 Proporcionar um atendimento de qualidade a vítimas de violência doméstica nas diversas instituições do Concelho de Cascais e minorar os danos verificados nas crianças.

A ação desenvolvida pelo Fórum pode ser consultada no  Plano Municipal contra a Violência Doméstica 2016/2017

Para mais informações, contacte: forum.violenciadomestica@cm-cascais.pt

Saiba o que fazer em situação de crime de violência doméstica

Aceda aqui ao Sumário Executivo do Estudo "Avaliação das respostas junto das vítimas de violência" sobre a intervenção desenvolvida pela rede de respostas do concelho de Cascais. Se quiser aceder ao Estudo na íntegra basta clicar aqui.

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais