Está aqui

Guardiões da Acessibilidade

Local

Concelho de Cascais
O projeto “Guardiões da Acessibilidade” tem como principal objetivo a sensibilização da população escolar para as questões da acessibilidade e da deficiência, procurando consciencializar os mais jovens para a importância central desta temática no âmbito da construção de uma sociedade onde todos podem e devem ter acesso aos diferentes espaços públicos.

Eleitos “Guardiões da Acessibilidade”, os jovens, enquanto atuais e futuros interventores no espaço público são, assim, convidados a exercitar uma cidadania ativa, no âmbito da qual são levados a “viver” as dificuldades impostas a quem se movimenta de diferentes modos, “inventando” soluções para que os espaços públicos sejam o acessíveis a todos.

O projeto decorre desde o ano letivo 2003/2004 com a parceria de escolas e instituições que intervêm na área da deficiência.

No âmbito deste projeto foram já produzidos:
 O CD-ROM interativo “Uma aventura em Cascais – Aprender, brincar e ajudar a construir sem barreiras”, que pretende sensibilizar os jovens para as questões da deficiência e das acessibilidades;
 O Guia “Acessibilidade para todos – Bons exemplos e Ideias para fazer cada vez melhor”, que resulta de um trabalho de campo realizado por alunos, que fotografaram situações de acessibilidade para todos que identificaram nos espaços públicos do concelho.


 

Contactos
Contactos

Divisão de Promoção da Saúde
Câmara Municipal de Cascais
Av. Adelino Amaro da Costa, n.º 189, Loja I
2750-279 Cascais

Telefone: 214 815 035
E-mail: dips@cm-cascais.pt

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais