Está aqui

Guia Vou Cuidar de Mim

Local

Concelho de Cascais
Com a colaboração da APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil e da Clínica CUF de Cascais, a Câmara Municipal de Cascais criou o Guia “Vou Cuidar de Mim” que se constitui como um ponto de partida para a discussão informada e para a sensibilização de comportamentos individuais que influenciam diretamente a saúde de cada um.

Decorrente do trabalho desenvolvido no âmbito da Plataforma Saúde na Escola, que dinamiza o diálogo regular e concertado entre a edilidade, escolas públicas e privadas do concelho, Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Cascais e Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais com vista à promoção e educação para a saúde, este Guia reúne informações transversais a vários grupos etários, apostando numa linguagem dirigida aos/às mais pequenos/as, pois estes comportamentos individuais devem ser adquiridos desde cedo. De acordo com os especialistas, cabe a cada pessoa nas diferentes fases do seu ciclo de vida (infância, idade adulta e envelhecimento) assumir um maior controlo sobre os fatores pessoais, minimizando e prevenindo fatores de risco associados à doença e à incapacidade, pela adoção de estilos de vida e comportamentos saudáveis.

Ao folhear as 20 páginas do Guia “Vou Cuidar de Mim”, as crianças em idade escolar descobrem, de forma simples e com recurso a ilustrações, informações importantes sobre como viver com mais saúde e bem-estar. Na prática aprendem a importância de comer bem, praticar atividade física e descansar o tempo necessário. São ainda sensibilizadas sobre como se pode prevenir acidentes e a praticar uma boa higiene pessoal que, no caso da escovagem dos dentes, ajuda a ter uma boa saúde oral. No final do Guia há um questionário e palavras cruzadas para testar os conhecimentos adquiridos.

A Divisão de Promoção da Saúde, com este Guia que se constitui como um recurso pedagógico, desenvolve ações de divulgação e sensibilização em escolas do ensino básico do concelho de Cascais dirigidas a alunos/as do 3.º e 4.º ano. No ano letivo de 2012/2013 foram realizadas sessões em 41 escolas do Ensino Básico do concelho de Cascais, abrangendo 4426 alunos/as do 3.º e 4.º ano de escolaridades, tendo sido distribuídos 5943 guias a todos/as os/as alunos/as.

Parceiros da Plataforma Saúde na Escola: Câmara Municipal de Cascais, todos os Agrupamentos e Escolas e escolas não Agrupadas do Ensino Público do concelho, cinco estabelecimentos do Ensino Privado, a Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Cascais e o Agrupamento dos Centros de Saúde de Cascais.

Consulte a versão eletrónica

Parceiros da Plataforma Saúde na EscolaContactos
Parceiros da Plataforma Saúde na Escola

Câmara Municipal de Cascais
Agrupamentos de Escolas
Escolas não Agrupadas do Ensino Público do concelho
5 Estabelecimentos do Ensino Privado
Federação das Associações de Pais
Agrupamento dos Centros de Saúde de Cascais

Contactos

Divisão de Promoção da Saúde
Av. Adelino Amaro da Costa, n.º 189, Loja I
2750-279 Cascais

Telefone: 214 815 295
E-Mail: dips@cm-cascais.pt

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais