PEA - Programa de Emergência Alimentar da Segurança Social - Cantinas Sociais

Concelho de Cascais
Iniciativa enquadrada no Programa de Emergência Alimentar e promovida pelo Instituto da Segurança Social. Trata-se de uma resposta existente no concelho mas onde a CMC tem apenas um papel de entidade facilitadora.

Pressupõe a confeção e disponibilização de refeições por parte de organizações com cozinha devidamente equipada, para consumo no domicílio (take away), ou em espaços próprios.

A instituição disponibilizará refeições diárias, destinadas, preferencialmente, a consumo externo durante 7 dias por semana.

Em regra, o acesso ao PEA será gratuito, contudo, a Instituição poderá cobrar até 1 euro (1,00€) por refeição, consoante o rendimento da pessoa/ família, após avaliar a respetiva capacidade financeira para tal.

Embora a seleção dos clientes para o PEA seja realizada pela instituição, esta deverá ter especial atenção aos idosos com baixos rendimentos, famílias expostas ao fenómeno do desemprego, famílias com filhos a cargo, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho.

Não podem beneficiar do PEA os clientes que sendo já clientes ou não da instituição, beneficiem de alimentação e/ou refeições.

A instituição deverá aferir da condição sociofamiliar das pessoas/ famílias e da situação de carência, bem como organizar informação relevante que permita proceder à caracterização das mesmas.

ParceirosContactos

Instituto da Segurança Social; Associação de Beneficência Luso Alemã
 Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos
 Associação de Prevenção e Desafio à Sida (Ser+)