Está aqui

Plataforma Cascais Inclui +

Local

Concelho de Cascais
A Plataforma Cascais Inclui + foi criada para qualificar a resposta prestada pelas entidades do concelho aos munícipes com deficiência grave ou doença mental. Esta é uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e as instituições que desenvolvem no concelho as respostas de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Fórum Sócio – Ocupacional (FSO).
O Protocolo prevê o desenvolvimento de ações de qualificação, um financiamento anual por cliente e ainda a possibilidade das instituições parceiras se candidatarem às linhas de financiamento previstas para apoio a projectos inovadores.
 
Esta plataforma reúne 6 entidades, sendo 5 com a resposta social de CAO, dirigida a munícipes com deficiência severa e um com a resposta de FSO, para munícipes com doença mental.  Podem-se candidatar a esta Plataforma, as instituições que possuam respostas sociais de CAO e FSO.
 
A Plataforma prevê também a adesão de entidades de interesse relevante para o desenvolvimento estratégico destas respostas sociais.
 
O objetivo é qualificar as instituições, de modo a melhorarem a resposta prestada aos munícipes com deficiência ou doença mental, apoiando técnica e financeiramente estes equipamentos sociais no seu funcionamento.
 
A plataforma assenta num acordo de governança que visa aumentar os níveis de eficácia e eficiência nas decisões e facilitar uma visão estratégica comum. Foi também definido o programa de candidatura que define e regula a natureza do apoio financeiro a prestar introduzindo novas linhas de financiamento.
 

Público Alvo:
 Munícipes com deficiência grave ou doença mental que frequentem as respostas de Fórum Sócio Ocupacional ou Centro de Actividades Ocupacionais;
 Famílias

ObjetivosParceriasContactos
Objetivos

 Promover a qualificação da resposta prestada a munícipes com deficiência grave ou doença mental;
 Contribuir para a conciliação entre a vida profissional e vida familiar das famílias com pessoas com deficiência e doença mental a cargo;
 Incentivar a integração destas pessoas em actividades socialmente úteis de modo a permitir o desenvolvimento das suas capacidades.

Parcerias

A Autarquia estabeleceu um Protocolo de Colaboração com 8 Instituições sediadas no Concelho de Cascais que abrangem mais de duas centenas de munícipes integrados/as nas respostas sociais de Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Fórum Sócio – Ocupacional:

 Casa SOL - Centro de Apoio Social do Pisão- Santa Casa Misericórdia de Cascais
 Cercica - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais
 ARIA - Assoc. Integração, Reabilitação e Ajuda
 CRID – Centro Reabilitação e Integração de Deficientes
 Lares da Boa Vontade - Lares Cheshire Portugal
 APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - Lar Casa da Alapraia

Contactos
Divisão de Promoção da Saúde
Câmara Municipal de Cascais
Av. Eng. Adelino Amaro da Costa, n.º 189, Loja I
2750-279 Cascais
 
Telefone: 214 815 295

       

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais