Está aqui

Programa de Literacia

Local

Concelho de Cascais
No âmbito dos atendimentos dos Gabinetes Locais, distribuídos pelo concelho, verificou-se a existência de um número significativo de indivíduos, de nacionalidade portuguesa, que não concluíram o 1º ciclo de estudos, apresentando níveis de literacia e numeracia bastante reduzidos.

A par com esta situação e tendo em conta a experiência de intervenção na área das migrações, verificou-se, também, a existência de indivíduos estrangeiros, que residem no nosso território e que apresentam diferentes vulnerabilidades (quer ao nível da escrita quer ao nível da oralidade), oriundos da Roménia, Ucrânia, Moldávia, Russa, Bulgária, Guiné, Angola e Cabo Verde. Neste sentido a Câmara Municipal de Cascais (CMC), concorreu ao Fundo de Asilo, Migrações e Integração (FAMI), que financia atividades de integração de nacionais de países terceiros (imigrantes e refugiados), sendo a entidade financiadora, o Alto Comissariado para as Migrações.
 
Assim a CMC e aliou-se a vários parceiros no sentido de implementar cursos de Língua Portuguesa adaptados a diferentes realidades e necessidades (com e sem Certificação e com diferentes graus de equivalência):
 
 Turmas de alfabetização- Nível básico
 Turmas Alfabetização- Nível Intermédio
 Turmas de Alfabetização para Certificação
 Workshops de conversação
 
Parceiros
 Agência de Empreendedores Sociais
 Agrupamento de Escolas de Alcabideche
 Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo
 Centro Comunitário de Tires
 Centro de Formação de Alcoitão
 Direção geral de Estabelecimentos Escolares
 Klube + Cruz Vermelhas Portuguesa
 Santa Casa da Misericórdia de Cascais - Equipas RSI
Português para TodosEducação para Adultos
Português para Todos

Curso direcionado para indivíduos estrangeiros, que residem em território português há alguns anos mas que, embora saibam falar português não dominam a escrita.

O curso decorre durante o ano letivo 2016/17, integrando 150 horas letivas, em horário pós-laboral das 18h30 às 21h00, três vezes por semana e proporciona um certificado de língua portuguesa A1/A2 que permite viabilizar o pedido de nacionalidade.

Para se inscrever neste curso entre em contacto com os “Espaços Mais Perto

Educação para Adultos
No âmbito do CLDS de Cascais (Contrato Local de Desenvolvimento Social) – LINK “Ligar indiferenças na Cidade” para os Bairros de Alcoitão, Adroana e Cruz Vermelha, e resultante de um número elevado de indivíduos com índices de analfabetismo e iliteracia, bem como, dificuldades de expressão e compreensão do português, foram criadas duas respostas de educação/formação para adultos. 
 
Com recurso a professores voluntários, encontram-se a funcionar duas turmas de alfabetização não formal na Adroana. Esta resposta desenvolve não só competências de literacia dos participantes, bem como competências pessoais, sociais e cívicas.
 
Para além desta resposta é ainda possível, em parceria, com o Centro de Formação de Alcoitão e a EB 2,3 Alcabideche organizar duas turmas de Competências Básicas que promovem a certificação do 1º ciclo.

Para se inscrever nestes cursos entre em contacto com os “Espaços Mais Perto
 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais