No âmbito dos atendimentos dos Gabinetes Locais, distribuídos pelo concelho, verificou-se a existência de um número significativo de indivíduos, de nacionalidade portuguesa, que não concluíram o 1º ciclo de estudos, apresentando níveis de literacia e numeracia bastante reduzidos.
A par com esta situação e tendo em conta a experiência de intervenção na área das migrações, verificou-se, também, a existência de indivíduos estrangeiros, que residem no nosso território e que apresentam diferentes vulnerabilidades (quer ao nível da escrita quer ao nível da oralidade), oriundos da Roménia, Ucrânia, Moldávia, Russa, Bulgária, Guiné, Angola e Cabo Verde. Neste sentido a Câmara Municipal de Cascais (CMC), concorreu ao Fundo de Asilo, Migrações e Integração (FAMI), que financia atividades de integração de nacionais de países terceiros (imigrantes e refugiados), sendo a entidade financiadora, o Alto Comissariado para as Migrações.
Assim a CMC e aliou-se a vários parceiros no sentido de implementar cursos de Língua Portuguesa adaptados a diferentes realidades e necessidades (com e sem Certificação e com diferentes graus de equivalência):
Turmas de alfabetização- Nível básico

Turmas Alfabetização- Nível Intermédio

Turmas de Alfabetização para Certificação

Workshops de conversação
Parceiros

Agência de Empreendedores Sociais

Agrupamento de Escolas de Alcabideche

Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo

Centro Comunitário de Tires

Centro de Formação de Alcoitão

Direção geral de Estabelecimentos Escolares

Klube + Cruz Vermelhas Portuguesa

Santa Casa da Misericórdia de Cascais - Equipas RSI