Está aqui

Projeto Eco-Chefs

Local

Concelho de Cascais
Com o objetivo de promover a alimentação saudável associada à educação para o consumo e à promoção de condutas que contribuam para a sustentabilidade ambiental, é desenvolvido o projeto Eco-Chefes e em parceria com a Associação Vitamimos, no contexto da Plataforma Saúde na Escola.
 
Envolvendo anualmente cerca de 500 alunos de escolas do 1º e 3ºciclos do ensino básico, o projeto apresenta como principais impactos o aumento do consumo de hortofrutícolas e de comportamentos amigos do ambiente em relação com a temática da alimentação em 30% das crianças e jovens envolvidos.
 
Este projeto baseia-se na utilização da metodologia da Educação pelos Pares, no pressuposto de que é a metodologia mais adequada quando se aposta em estratégias de prevenção ou se pretende promover determinados hábitos em crianças e jovens.
 
Desenrola-se em três fases essenciais: uma primeira fase em que são formados alunos do 3º ciclo e durante a qual são organizadas brigadas de jovens voluntários; uma segunda fase em que estas brigadas recebem formação específica no Centro de Educação Alimentar Vitamimos (Jardim da Quinta da Alagoa), através de workshops de confeção de refeições ligeiras e snacks saudáveis; e finalmente uma terceira fase que que estas brigadas dinamizam sessões junto dos seus colegas do 1º ciclo, em contexto escolar e com o apoio dos professores coordenadores de saúde.
 
O projeto é desenvolvido com recurso a alguns materiais didáticos e lúdicos, dos quais se destacam o Manuel Eco-Chefs, os kit Eco-Chef, que inclui divertidos aventais e barretes de cozinheiro.
 
 
 
 
Contactos
Contactos
Divisão de Promoção da Saúde
Av. Adelino Amaro da Costa, n.º 189, Loja I
2750-279 Cascais
 
Telefone: 214 815 252
E-Mail: dips@cm-cascais.pt

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais