Está aqui

Promoção do Livro e da Leitura nas Bibliotecas Municipais de Cascais

Local

Bibliotecas Municipais de Cascais
Desde 1986 que o Programa de Leitura Pública em Portugal procura estimular o gosto pela leitura e a compreensão do mundo em que vivemos, a par do desenvolvimento de atividades de animação cultural, promovendo, assim, a inclusão social e a cidadania.
Ao longo de mais de vinte anos, as bibliotecas públicas têm desempenhado um papel primordial na concretização deste objetivo, quer do ponto de vista da integração e maximização das ações públicas, quer na criação e difusão cultural, com ênfase nas entidades locais, seu fomento e preservação, quer ainda no apoio à disseminação de informação científica e tecnológica.
Numa parceria entre o Ministério da Educação, o então Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares, em 2006 foi aprovado o Plano Nacional de Leitura, que visa proporcionar uma resposta institucional às baixas taxas de literacia em Portugal, por intermédio de um conjunto de ações de promoção e de desenvolvimento de competências no domínio da leitura e da escrita.
Consciente da importância da leitura pública como condição indispensável para a participação democrática de cada indivíduo no desenvolvimento da sociedade, a Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais dinamiza regularmente atividades de sensibilização ao livro e à leitura, como a Hora do Conto, conferências e encontros com autores, ações de formação e exposições temáticas, entre outras atividades de âmbito mais abrangente.
Aberta à participação dos interessados, as Bibliotecas Municipais de Cascais acolhem, desde há vários anos, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana uma Comunidade de Leitores.

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais