Redes para o desenvolvimento: da geminação a uma cooperação mais eficiente

Trata-se de um projeto internacional, cofinanciado pela Comissão Europeia, que pretende desafiar as Autarquias Portuguesas a reforçar a sua participação em iniciativas de Cooperação, passando da tradicional relação de geminação com os seus pares no Sul, para projetos integrados de desenvolvimento, sobretudo nos Países de Língua Oficial Portuguesa. Os promotores nacionais do projeto são o Instituto Marquês de Valle Flôr (Organização Não Governamental Portuguesa para o Desenvolvimento), a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal da Marinha Grande. Os Promotores internacionais são o Forum für internationale entwiclinkg + planung (Organização Não Governamental Alemã para o Desenvolvimento)  e o Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade, um dos principais Fundos da Cooperação Espanhola.

O projeto tem por objetivo específico o reforço do papel das autoridades locais portuguesas e alemãs como agentes ativos da cooperação para o desenvolvimento. Apresenta como objetivos gerais a promoção de sinergias entre diferentes projetos de cooperação para o desenvolvimento, como estratégia eficaz para o combate à pobreza e o alcance das metas dos objetivos do milénio, e a promoção de novos canais de comunicação entre autoridades locais, ao nível nacional e internacional, como contributo para a boa governação a nível local. O projeto conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Cascais aderiu a este projeto em 2010 juntamente com mais 13 municípios português.
www.redesparaodesenvolvimento.org