Requalificação do edificado do Bairro da Torre

Designação do projeto | Requalificação do edificado do Bairro da Torre
Código do projeto | Lisboa-08-4943-FEDER-000022
Objetivo principal | Promover a integração social e combater a pobreza e qualquer discriminação
Região de intervenção | Cascais, União das Freguesias de Cascais e Estoril
Entidade beneficiária | Cascais Envolvente – Gestão Social da Habitação, EM, SA
Data de aprovação | 05-06-2017
Data de início | 02-01-2017
Data de conclusão | 31-03-2018
Custo total elegível | 385.729,86 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 192.864,93 EUR
Estado atualEncerrado

Resumo:
A Operação “Requalificação do edificado do Bairro da Torre” foi contratualizada no PEDU/PAICD (Ação 3.1.1.), integrada na medida 3.1 do PEDU, cujo objetivo estratégico é a “Reabilitação de edifícios de habitação social”.
A área de intervenção da presente Operação localizou-se num dos bairros da União das Freguesias de Cascais e Estoril, mais propriamente no Bairro da Torre. Situada relativamente próxima do centro da vila de Cascais, esta corresponde a uma área urbana consolidada, estando a sua envolvente urbana também ela igualmente estabilizada do ponto de vista urbanístico. É uma zona de boas acessibilidades rodoviárias e de comércio tradicional e de proximidade, sendo este um local bem servido por equipamentos sociais, educativos, desportivos e serviços. No entanto, é também um local onde a concentração de uma população com fracos recursos económicos, baixa escolaridade e níveis de desemprego de longa duração significativos, associados a fenómenos de desqualificação do espaço físico e de comportamentos de delinquência juvenil e vandalismo são fatores que têm contribuído para a estigmatização do Bairro da Torre ao longo do tempo. Com uma génese de habitação social, este bairro teve diversas fases de edificação, entre os anos 50 e 90 do século XX, tendo sido os diferentes blocos habitacionais edificados com recursos a vários programas de habitação social. Hoje a maioria dos alojamentos encontra-se na posse de privados, embora a Câmara Municipal de Cascais seja igualmente proprietária de um conjunto de fogos.

A gestão dos fogos municipais deste bairro, na propriedade da Câmara Municipal de Cascais e destinados à habitação social, está sob a responsabilidade da empresa municipal Cascais Envolvente, que foi a entidade responsável pela implementação da Operação, assim como por assegurar a manutenção e a conservação dos imóveis sob sua gestão.

A intervenção consistiu na requalificação de oito fogos municipais devolutos, e de sete fachadas, com o objetivo de melhorar o ambiente urbano da comunidade desfavorecida e de dotar os fogos de todas as condições necessárias para a habitabilidade de famílias carenciadas.

Ver AQUI os relatórios fotográficos antes e depois das requalificações