Está aqui

Apoio à Capacitação de Agentes Educativos

O Apoio à Capacitação da Comunidade Educativa consiste na concepção, participação e avaliação de projetos de intervenção educativa e formação, como estratégia fulcral para a sustentabilidade educativa.
 
Assim, pretende-se proporcionar contextos de aprendizagens com profissionais de educação através da criação de ações de formação/experimentação entre docentes e/ou não docentes e criando momentos de partilha e divulgação de boas práticas, apostando na mudança em função do princípio do sucesso de todos a face à individualidade de cada um.
 
 
Técnicos do Programa Crescer a Tempo Inteiro e da Rede de Espaços Lúdicos
O Município de Cascais é a entidade promotora do Programa Crescer a Tempo Inteiro que integra as Atividades de Animação e Apoio à Família para o pré escolar, as Atividades de Enriquecimento Curricular e  a Componente de Apoio à Família para o 1º ciclo e as Ludobibliotecas Escolares.
Estas respostas  diversificam e enriquecem a oferta educativa, salvaguardando os Direitos das Crianças à participação e ao brincar.
É objetivo da Autarquia contribuir para a capacitação dos técnicos em áreas tais como a cidadania a participação e a ludicidade, entre outras.
 
Pessoal não docente (Técnicos Superiores) 
Neste âmbito prevê-se o desenvolvimento de ações formativas que favoreçam a melhoria do sucesso educativo, assentes numa estratégia que envolva todos os atores, visando a promoção de uma consciência coletiva de combate ao insucesso escolar.
Assim considera-se indispensável delinear ações de formação dirigidas à classe de técnicos superiores não docentes, com o intuito de atualizar competências e estratégias que sustentem as suas práticas.
 
Agentes de Educação Especial 
Os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são um desafio permanente para os técnicos e docentes que os acompanham.
Assim e tendo em conta a dialética de ensino e desenvolvimento pessoal e social, é necessário um trabalho ao nível da aprendizagem e cognição, onde as características físicas, emocionais e sensoriais estão estritamente relacionadas com a necessidade de observação, comunicação, interação, expressão corporal e emocional.
Para dar resposta a técnicos e docentes, a autarquia fornece em vários momentos, formação especializada e diferenciada de conhecimentos, recorrendo a técnicas e materiais necessários ao desenvolvimento das suas competências profissionais, considerando as funções acompanhamento e integração socioeducativa de alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
 
Pessoal não docente (Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos)
O pessoal não docente das escolas assume um papel cada vez mais fulcral, numa atualidade de escolaridade obrigatória de 18 anos.
Deve colaborar no acolhimento e acompanhamento dos alunos, incentivando o respeito pela boa convivência, articular com os docentes, pais e encarregados de educação, promover um bom ambiente educativo contribuindo assim, para a promoção do sucesso educativo.
A formação continua destes profissionais, em áreas que são identificadas prioritárias para a sua prática, constitui-se como fundamental.
 
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais integra, na sua comissão pedagógica e com carácter consultivo, o Vereador de Educação da Câmara Municipal de Cascais, bem como, na Secção de Formação e Monitorização, dois representantes municipais, das áreas da educação e recursos humanos, designados pelo executivo municipal.
É neste âmbito que se formaliza  a parceria para a construção de um plano de formação concelhio, relativo a pessoal docente e não docente (assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores), em que, Escolas e Município, conjuntamente, operacionalizam as suas competências em matéria de formação contínua profissional, provenientes do Contrato Inter administrativo de Delegação de Competências.
 

 

continuar a ler
Plataforma Educar MelhorHumanização dos espaçosPartilhaContactos
Plataforma Educar Melhor
O mote para a criação desta plataforma partiu de um desafio lançado à autarquia por uma equipa de dirigentes e educadores de instituições do concelho que se uniram com o propósito de criar uma comunidade de partilha e cooperação do ensino público, privado e de solidariedade social, e impulsionar práticas educativas inovadoras.
 
A plataforma “Educar Melhor em Cascais” possibilita a optimização de recursos através da partilha de projetos e de formação, bem como proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional dos agentes educativos que integram este grupo de trabalho.
 
A Divisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa acolheu este projeto que vai de encontro às responsabilidades atribuídas à autarquia no âmbito do contrato interadministrativo da delegação de competências.
Humanização dos espaços
Entendendo os recreios e logradouros das escolas como espaços educativos de múltiplas aprendizagens que promovem a aquisição de competências sociais, motoras, afetivas e cognitivas, e existindo a necessidade de proceder ao arranjo destes espaços em algumas das escolas básicas do 1º Ciclo do Concelho, a Câmara Municipal de Cascais estabelece uma parceria com a Faculdade de Motricidade Humana com vista à criação de espaços de jogos e recreio em meio escolar, que contribuam para o bem-estar e sucesso educativo das comunidades.
 
No âmbito deste protocolo será ainda desenvolvido um trabalho de sensibilização e informação junto de toda a comunidade escolar e educativa, tais como atividades formativas, de estágios, estudos e investigação, de projetos de inovação e intervenção que contribuam para valorizar papel da comunidade educativa (diretores de agrupamento, parceiros, associações de pais), proporcionando o desenvolvimento de uma maior autonomia pedagógica, curricular, administrativa e organizativa nas áreas das políticas educativas, administração educativa, gestão e desenvolvimento do currículo, organização pedagógica e educativa e gestão de recursos.
 
Esta é mais uma iniciativa da autarquia que, no âmbito do contrato interadministrativo de delegação de competências lhe permitirá implementar medidas conducentes à melhoria da qualidade educativa e do sucesso escolar, otimizar a utilização dos recursos consagrados à educação e melhorar o serviço prestado à comunidade educativa.

 

Partilha
A Câmara Municipal de Cascais considera os momentos de partilha uma oportunidade para ampliar o espaço de interação com as diversas áreas do conhecimento e criar, na comunidade educativa, um ambiente propício à partilha, onde todas os Agentes Educativos possam participar e apresentar os trabalhos que desenvolvem, de modo que essas trocas de experiências possibilitem a produção de conhecimento e o incentivo do trabalho em rede.
 
Dia 20 de Maio | 14h30-19h | Auditório Maria de Jesus Barroso da Casa das Histórias Paula Rego - CONFAP [Confederação Nacional das Associações de Pais]
 
Próximo Evento - Seminário de Boas Práticas | Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais | 5 e 6 de julho

 

Contactos
Divisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa
Email: dapi@cm-cascais.pt
Telefone: 21 481 5215
Rua das Flores nº 10
2750 – 348 Cascais

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais