Hortas nas Escolas Projeto de sensibilização ambiental desenvolvido em pareceria com o Gabinete de Sensibilização Ambiental da Cascais Ambiente, destinado aos alunos do ensino público e privado do concelho, desde o pré escolar ao ensino básico e secundário, visa capacitar alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares de ação educativa para a criação e manutenção da horta biológica.
Pretende-se que as hortas sejam biológicas, ganhem sustentabilidade e permitam a exploração pedagógica em articulação com o currículo e o Projeto Educativo. Este projeto tem cinco níveis de apoio:
- Oferta de uma formação creditada, “A Horta Biológica – Princípios para a Instalação de uma Horta na Escola”, num total de 25 h, das quais 12 horas de aulas teóricas e 13 horas de aulas práticas.
Esta ação tem a parceria do Centro de Formação de Escolas de Cascais.
- Workshops de revisão
- Momentos de partilha
- Disponibilização de fatores de produção (sementes, plântulas, composto e alfaias).
- Acompanhamento técnico às escolas
Para participação neste projeto as escolas candidataram-se no âmbito do normativo “Projeto Hortas nas Escolas” sendo a seleção feita com base no referido normativo.
Mais informações
Eco-Escolas O Programa Eco escolas - da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa- ABAE em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e Escolas da rede pública e privada do concelho.
É um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, visa apoiar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente.
A CMC reconhece a importância do desenvolvimento do Programa Eco escolas nas escolas envolvidas e compromete-se a apoiar dentro das suas possibilidades iniciativas que as mesmas se propõem desenvolver. Além disso comparticipa as despesas inerentes à inscrição anual das escolas e à aquisição do galardão para as vencedoras.
Anualmente é estabelecida uma parceria que define os compromissos de ambas as partes – CMC e ABAE.
Ainda no âmbito do programa, a CMC faz-se representar nos conselhos Eco escolas.
PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2017/18
LISTA DAS ESCOLAS PARTICIPANTES
Colégio Amor de Deus
Associação Antigos Alunos dos Salesianos do Estoril
ABLA (Associação de Beneficência Luso Alemã)
CERCICA
Colégio Quinta do Lago
Escolinha Tia LÓ
E.B. 2+3 da Alapraia
Colégio da Bafureira
Escola Salesiana do Estoril
Escola Básica e Secundária IBN Mucana
EB Teixeira Lopes
EB Fausto Figueiredo
EB Raul Lino
EB Fernando José dos Santos
Escola Básica de S. João do Estoril
Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril
Colégio Boa Nova
Escola secundária de Alvide
Os Aprendizes
Para mais informações atualizadas sobre o programa consultar www.abae.pt
OP Jovem A participação é um direito fundamental. É um dos princípios orientadores da Declaração Universal dos Direitos Humanos que foi reiterado em muitas outras Convenções e Declarações.
Mediante a participação ativa, os jovens são encorajados a desempenhar um papel fundamental no seu próprio desenvolvimento, bem como no das suas comunidades, o que os ajuda a preparar-se para a vida ativa, a adquirir conhecimentos sobre os direitos humanos e a cidadania e a promover uma acção cívica positiva. Para que os jovens participem eficazmente, é necessário que lhes sejam dados os instrumentos adequados, tais como educação sobre os seus direitos civis e o acesso aos mesmos. (https://www.unric.org/pt/ano-internacional-da-juventude/28881)
Os jovens são um recurso humano importante para o desenvolvimento e agentes fundamentais da mudança social, do crescimento económico e da inovação tecnológica. (https://www.unric.org/pt/ano-internacional-da-juventude/28881).
Pretende-se que se concretize por parte dos jovens, uma apropriação dos princípios subjacentes ao Orçamento Participativo de Cascais, assumindo-se com esta intenção um carácter pedagógico na ação que envolve todo o processo de concretização do mesmo. Ou seja, mais do que os jovens entenderem as regras do processo do Orçamento Participativo, pretende-se que eles desenvolvam o seu sentido de participação cívica e democrática e, para isso, é fundamental que sejam parte integrante do próprio processo de participação.
Neste sentido, este processo de dar aos jovens os instrumentos para que lhes seja possível participarem eficazmente reveste-se de um processo de vivência de participação cívica e democrática.
Clubes Europeus Os Clubes Europeus são uma iniciativa lançada em contexto escolar, decorrente da pertença de Portugal ao Conselho da Europa, bem como da sua adesão à Comunidade Europeia, constituindo-se como uma ferramenta privilegiada para a promoção da cidadania europeia, construção de uma identidade coletiva e participação ativa, crítica e responsável dos cidadãos.
Para além dos Clubes Europeus, apoiados pelo Município, no âmbito das suas responsabilidades do Contrato Inter administrativo de Delegação de Competências em Matéria de Educação, a CMC acompanha ainda a participação de jovens estudantes em Cascais no Parlamento Europeu Jovem.
Esta intervenção para uma cidadania global é mais um motivo que conduziu à eleição de Cascais para Capital Europeia da Juventude 2018.
Clubes Europeus | Agrupamentos de Escola 2017|2018
Agrupamento de Escolas de Cascais | 214865435
Agrupamento de Escolas de IBN Mucana | 214607700
Agrupamento de Escolas de Matilde Rosa Araújo | 214528340
ContactosDivisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa
Email: dapi@cm-cascais.pt
Telefone: 21 481 5233
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, N. 247 - 1º
2750 – 348 Cascais