Fale connosco
Em rede

Ensino Secundário e transição para a vida ativa

A Câmara Municipal de Cascais tem como política educativa local prioritária o 12º ano de escolaridade como referencial mínimo de formação, apostando no alargamento e qualificação das ofertas nas escolas públicas, enquadrada no objetivo de qualificação do sistema educativo concelhio, no combate ao insucesso e abandono escolar e na facilitação escola-mercado de trabalho.

A autarquia, em parceria com Agrupamentos de Escolas e entidades especializadas de sectores sócio-económicos que se constituem como nichos de empregabilidade futura de jovens, tem vindo a desenvolver um projeto inovador, que nos últimos anos permitiu a operacionalização de cursos especializados e respetivas sequencialidades formativas.

continuar a ler
Centro Qualifica - Agrupamento S. João EstorilCurso de Especialização Tecnológica
Centro Qualifica - Agrupamento S. João Estoril
Agrupamento S. João Estoril - Novo Centro Qualifica em Cascais

O Centro Qualifica (CQ) é um centro especializado em qualificação de adultos que tem como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos.

Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.

A sua frequência permite:
Obter informação, orientação e encaminhamento visando uma qualificação escolar e profissional
Realizar um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adquiridas ao longo da vida, na sua vertente escolar e/ou profissional.

Os Centros Qualifica foram criados ao abrigo da Portaria nº 232/2016 de 29 de agosto e vêm substituir os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP).

O Centro Qualifica dirige-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação, mudar de área profissional ou melhorar as suas competências.
Jovens enquadrados pela Garantia Jovem, entre os 15 e 29 anos, que não se encontrem a frequentar modalidades de formação ou de educação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

O Centro Qualifica de S João Estoril permite a certificação escolar (até ao 12º ano) e profissional.

Mais informações:
Escola Secundária S. João do Estoril - Rua Brito Camacho
2769-501 Estoril - Telefone: (351) 21 465 8440    Fax: (351) 21 465 8447
qualifica.aesje@gmail.com
Curso de Especialização Tecnológica
Primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) promovido por um Agrupamento de Escolas em Cascais!

No Agrupamento de Escolas de Cidadela, o CET em Desenvolvimento de Produtos Multimédia irá iniciar-se em Janeiro de 2018.

O técnico de Desenvolvimento de Produtos Multimédia concebe, planeia e desenvolve soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.

Competências a adquirir ou a aperfeiçoar nesta formação:
Analisar e identificar situações e métodos de cálculo a adotar perante problemas concretos.
- Analisar problemas e implementar soluções com base na programação orientada por objeto.
- Executar construções geométricas.
- Identificar e selecionar os equipamentos e as tecnologias adequados para conceber e desenvolver produtos multimédia.
- Aplicar as linguagens de programação multimédia.
Resolver problemas de programação simples adaptando-os aos modelos de programação das linguagens multimédia de alto nível.
Planificar uma aplicação multimédia.
Avaliar uma aplicação multimédia em função do consumidor final.
Aplicar as tecnologias de conceção e produção de efeitos visuais e vídeo.
Avaliar e selecionar estratégias de otimização do design de interfaces para suportes multimédia.

Os alunos, ao concluírem com sucesso esta formação, são dotados de um certificado profissional de nível V e poderão beneficiar de condições especiais de acesso ao ensino superior nesta área. Para mais informações, por favor consultar a direção do curso.

Para mais informações - geral@multimediacidadela.com

Sugerimos também

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais