Está aqui

SANQ – Sistema de Antecipação de necessidades de qualificações

O “Diagnóstico de Antecipação de Necessidades de Qualificações Intermédias na Área Metropolitana de Lisboa” foi um estudo operacionalizado pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), e concebido pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, tendo adotado a metodologia desenvolvida por esta Agência no âmbito do “Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações” (SANQ).
 
A criação deste sistema tem em vista permitir um maior alinhamento entre a oferta de formação de nível intermédio da AML e a procura de qualificações por parte do tecido empregador, com os seguintes objetivos:
 
Objetivo geral
Contribuir para que se construa uma visão estratégica de curto e médio prazo ao nível do investimento em capital humano.
 
Objetivos específicos
a) Identificação do perfil de procura de qualificações a nível regional e elaboração de propostas de orientação para a definição da rede de oferta de formação de dupla certificação de nível intermédio para jovens; 
b) Apoio ao processo de planeamento da oferta de cursos profissionais;
c) Identificação de propostas estratégicas no domínio da formação profissional, compreendendo a valorização dos elementos de diagnóstico trabalhados no primeiro módulo do estudo.
 
Segundo este diagnóstico persistem desajustamentos entre a procura e a oferta de qualificações: um em cada três empregadores em Portugal identificava a falta de candidatos com as competências adequadas, como principal obstáculo ao preenchimento de vagas, em que  a saúde é um dos sectores  profissionais  de mais difícil recrutamento na AML. 
 
No que refere às áreas e sectores a desenvolver na região, geradoras de emprego jovem e qualificado, o estudo aponta os Serviços às Empresas (avançados), as TICE, os Serviços e Tecnologias de Saúde, os Transportes e Mobilidade, a Economia do Mar, o Turismo, as Indústrias Culturais e Criativas e a Educação, Ciência e Tecnologia. 
 
Contactos
Contactos
Divisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa
Email: dapi@cm-cascais.pt
Telefone: 21 481 5233
Rua das flores nº 10
2750 – 348 Cascais

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais